Tucano ganha prótese artificial em Maragogi, Alagoas, para reconstrução do bico

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Após perder a parte de cima do bico, devido aos maus tratos do tráfico de animais, finalmente o tucano toco, do Ecopark Sol e Mar, situado no povoado de Barra Grande, no município de Maragogi, ganhou um bico compatível para a reconstrução.

Com a ajuda de médicos veterinários, e um bico de outro animal que já tinha vindo a óbito, foi realizada a primeira implantação de bico do tucano toco. O procedimento durou cerca de 40 minutos, e foi planejado durante 15 dias, entre a programação e execução, pela equipe da @vetz.exoticos.

Foi usado o método de resina odontológica, que garante uma excelente fixação, deixando esteticamente melhor e mais leve do que uso de placas ou parafusos, assim, auxiliando na readaptação do animal. Após o implante, foi notável a melhoria na parte alimentar e comportamental do tucano, sendo esperados só benefícios para o animal com tal procedimento cirúrgico.

O tucano toco continua em observação e aos cuidados do Ecopark Sol e Mar.

Tucanos são aves bastante conhecidas dos brasileiros, podendo ser observados em várias partes do território nacional. Diferentemente de outras aves, como araras, o que mais chama atenção neles não são as penas e sim o bico grande com coloração vibrante. Esses animais se alimentam, principalmente, de frutos, porém podem também ingerir ovos e filhotes de outras aves.

Redação, com informações de Roberta Ernesto / Ecopark Sol e Mar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.