Japaratinga é 8º destino alagoano do Mapa do Turismo Brasileiro

Japaratinga, no Litoral Norte de Alagoas, a pouco menos de 120 km de Maceió, além de ser um dos destinos turísticos mais belos da Costa dos Corais, é nosso destino do Mapa do Turismo Brasileiro e um dos 11 municípios alagoanos que conta com o selo Safe Travels da WTTC (World Travel & Tourism Council), entidade de turismo internacional que reconhece destinos ao redor do mundo que continuam implementando protocolos sanitários em padrão mundial durante a pandemia da Covid-19.

E Japaratinga tem muito a oferecer. Em seus 12 km de costa, tem seis exuberantes praias: Salgado, Centro, Bitingui, Barreiras do Boqueirão, Boqueirão e Pontal do Boqueirão. No entanto, sua principal atração é a Piscina Natural do Picão. A “Piscina Natural do Picão”, como é conhecida, possui uma área aproximada de 23 hectares e perímetro de 2,1 km. Desde 2016, através de portaria do Ministério do Meio Ambiente, que delimitou as Zonas de Preservação da Vida Marinha (ZPVM) e de Visitação (ZV) na Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais no município de Japaratinga, foi criada oficialmente a piscina natural destinada à visitação turística. A área, que já vinha sendo explorada economicamente por operadores que levam visitantes até o local, por meio de embarcações, teve enfim a delimitação e homologação efetuada por parte do ICMBio.

Reserva da Bica

Outra grande atração do destino é a Reserva da Bica, uma ótima opção de passeio de aventura localizada nas Barreiras do Boqueirão. O local, que é uma Reserva Particular do Patrimônio Natural, conta com uma trilha de nível médio, que leva a dois mirantes, que permite contemplar o mar com uma visão privilegiada. Outra dica para quem gosta de trilha é o mirante do Monte Tabor, que fica em uma pousada, na Praia do Salgado. O mirante é aberto para quem não é hóspede e quem gosta de se aventurar pode subir os mais de 200 degraus. Ainda no Monte Tabor, o visitante pode contemplar um pôr do sol que faz valer a pena todo o esforço de quem se aventura a subir a pé.

Não só de natureza e aventura vivem os turistas. A gastronomia local atrai os turistas pelo sabor do tempero. Japaratinga conta com diversos restaurantes que servem deliciosos pratos, como: arroz de polvo, peixada, e outros pratos à base de frutos do mar. Do mais simples ao mais sofisticado, tem pra todos os gostos e bolsos.

E quem pretende se hospedar em Japaratinga, o município tem hotel de nível internacional, pousadas de luxo e simples meios de hospedagem, que somam mais de mil postos leitos, com diárias que variam de 200 a 700 reais. Para saber mais @vivajaparatinga, no Instagram.

Cláudio Bulgarelli / Tribuna Hoje

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.