Sereia de Japaratinga encanta turistas e moradores

Monumento foi erguido sobre uma pedra, a poucos metros da costa, na praia urbana da cidade turística

Japaratinga, no Litoral Norte de Alagoas, já tem uma sereia para chamar de sua! A escultura foi inaugurada no dia 23 de julho, data do aniversário de 62 anos do município. Denominado de “A Pedra da Sereia”, o monumento atrai turistas e moradores, encantados com a lenda que, desde a Grécia antiga, preenche o imaginário dos povos nos quatro cantos do mundo.

“Eu fui inspirado pelos antigos moradores daqui. Eles diziam que os pescadores, que saíam para pescar à noite, se encantavam com o canto da sereia. Os que iam atrás dela, não voltavam mais”, revela o escultor Nereu Wanderley Pereira, 60, natural de Porto Calvo e há 35 anos residente em Japaratinga.

Com dois metros de altura, a sereia foi erguida sobre uma pedra, a poucos metros da costa, na praia urbana de Japaratinga. “Essa sereia é feita com um material que nem a maresia, o sal da praia, corrói”, assegura Nereu.

Assim como ocorreu com a escultura que deu nome à Praia da Sereia, em Maceió, inaugurada em 1964, o monumento de Japaratinga começa a atrair a atenção de turistas de moradores.

“Todos estão adorando fazer registro na Pedra da Sereia de Japaratinga, turistas e moradores”, afirma a secretária municipal de Turismo, Thereza Dantas, lembrando que o melhor momento para se fazer os registros fotográficos ou em vídeo é com a maré baixa.

Ela observa que, além dos atrativos naturais, o turismo tem histórias, lendas e “causos” que agregam valor à singularidade da cultura local.

“Tanto a escultura como a lenda que a cerca atraem os turistas e enriquecem o valor imaterial da cultura”.

ALNB

Uma resposta

  1. Pessima ideia. Nao construam nada dentro do mar! Comeca assim. Daqui a pouco alguem vai ter a ideia de construir um pier para receber barcos. Ou uma plataforma em cima dos arrecifes pra ninguem machucar os pes. Essa sereia ou qualquer outra “obra de arte” se encaixaria muito bem na area urbana antes da area da praia. Deixem o mar e a Natureza em paz, ou Japaratinga vai virar Maragogi.

    “Ela observa que, além dos atrativos naturais, o turismo tem histórias, lendas e “causos” que agregam valor à singularidade da cultura local.”

    Valor tem a nossa cultura indigena local, muito rica mas que esta’ sendo ignorada em prol de uma pseudo criacao de “lenda” pra turista ver. Como dito na reportagem, a sereia e’ da antiguidade grega. Querem adicionar singularidade ao local? Roda de ciranda na praia. Luau em dia de lua cheia, com venda de artesanato e comida da regiao, produzidos pela populacao local (aqui e’ mais renda do que foto de sereia).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.