ENSAIOS

Click 80’s promove segunda edição do ensaio “Pele Preta”, em alusão ao dia da Consciência Negra

Após o sucesso da primeira edição do projeto fotográfico “Pele Preta”, que foi idealizado pelo fotógrafo e criador de conteúdo porto-calvense Tervison Araujo, a página Click 80’s publicou, no último sábado (20), a segunda edição do projeto, produzido em alusão ao dia da Consciência Negra. Tervison revela que teve algumas mudanças de planejamento, locação e modelos para este ano, comparado ao último.

O Click 80’s foi criado há dois anos, em 25 de novembro de 2019, e de lá para cá promove ensaios fotográficos para todas as vertentes possíveis. Em 2021, o “Pele Preta” foi realizado durante quase três meses, sendo que os modelos foram avisados com bastante antecedência. “Neste ano, procurei chamar modelos de locais completamente diferentes, justamente para ter uma mistura de culturas ainda maior”, disse o influenciador digital.

Além de modelos de regiões diferentes, Tervison também destaca a aleatoriedade que escolheu uma de suas modelos. Uma delas foi “achada” durante um dia de compras normal no supermercado, uma moça que o porto-calvense nunca havia visto antes. “Bati o olho e decidi que queria ela fazendo parte do meu projeto. Perguntei na hora se queria participar, e ela topou”, disse o dono da página.

Desde sua idealização, a marca principal deste projeto em 2021 seria a diversidade. Agora, além do modelo “plus size” no ensaio masculino, também teve uma modelo no feminino. A escolha de uma modelo cadeirante demonstra perfeitamente esta variedade de pessoas, assim como uma das fotografadas que veio de Recife apenas para esse ensaio. “Mais uma vez queria modelos reais no meu ensaio. Queria que quem visse as fotos se sentisse representado pelas minhas lentes”, enfatizou o porto-calvense.

Contudo, o objetivo principal de empoderamento da beleza negra continua sendo colocado como parte central do projeto. Dentro do “Pele Preta” se tem uma variedade da negritude, com características físicas fortes da cultura negra, e tudo com o intuito de mostrar que a beleza está na realidade, e não em um padrão estabelecido pela sociedade.

A luta contra o racismo velado e institucional continua nesta segunda edição do projeto, fazendo com que as pessoas se sintam representadas e se declarem como negros sem ter medo do julgamento social. “Minha meta é que o negro sinta orgulho da sua cor”, afirma o proprietário do Click 80´s.

Devido à concentração de belezas naturais na Região Norte de Alagoas, Tervison decidiu que as fotos do projeto seriam em locações distintas dos habituais pontos turísticos: a dos meninos foram na bica de Cachoeira, em Maragogi; e a das meninas foram na Fazenda Ilha, em Porto Calvo. Os modelos que posaram para as fotos foram Kennedy Amorim (23 anos), Janiel Levi (22 anos), Cleyvyson Victor (24 anos), Wesley Pierry (19 anos), Ronivaldo dos Santos (28 anos), Francielle Raiany (21 anos), Isaline Maria (29 anos), Cíntia Cibele (21 anos), Aldenise Otavia (22 anos) e Thandara Araujo (16 anos).

Redes sociais da página e do criador: @click.80 – @tervison_