ENSAIOS

Um ensaio sensual para quebrar tabus

A ideia saiu da cabeça da empresária Emanoely Cristina Lopes da Silva, a Manu. De fazer um ensaio fotográfico sensual para o Dia dos Namorados (Manu é proprietária do sex shop Belle de Jour). Tudo a ver. Daí convidou uma amiga para posar junto com ela. E falou sobre isso com a Maria (a empresária Maria Jochems). Que se interessou e se ofereceu para compor o trio de modelos.

“Manu, o que tu acha de eu participar também?”, perguntou Maria. “Ela ficou surpresa, e indagou: O quê?! Tu quer participar mesmo? Eu respondi: quero, sim. Depois penso se mostro as fotos.” Maria revela que ficou nervosa durante os flashes. Ainda pensou em desistir. “Mas todo mundo começou a me incentivar, a me encorajar, e eu fiz. E as fotos ficaram lindas, bem produzidas, sem vulgaridade. E permiti que postassem.”

Manu falou: “Você vai ser um exemplo para todas as mulheres da sua idade, e até para as meninas, que têm vontade de fazer e não têm coragem.” Para ter corpo em forma, e poder exibi-lo sem falsos pudores, não tem uma idade definida, acrescenta Maria. “O resultado deu tão certo, que assim que foram postadas, ganhou uma grande repercussão. Todo mundo comentando, curtindo, elogiando.”

Verdade: o ensaio chamou tanto a atenção que deixou a cidade literalmente de queixo caído. E não foi só por conta da conotação sexual, o que já seria, por si só, razão suficiente. Foi, sobretudo, como a Manu frisou, pela faixa etária da Maria, que já é cinquentona. Ou seja, parece que tudo girou em torno dela. Se concentrou na sua presença.

Sem intenção nenhuma, Maria roubou a cena e virou protagonista. Mas, para quem sempre viveu fora dos padrões (muito jovem, Maria foi morar na Alemanha, casou-se com um alemão, e viveu lá por cerca de 24 anos), o inusitado lhe é quase tão comum quanto o cotidiano. O segredo da boa forma física? Musculação, pedalada, corrida (já venceu algumas provas) e, agora, remar de caiaque.

Produção do ensaio: Etiene Espaço Divas.