Samu Maragogi promove ação para ensinar primeiros socorros à população

Evento acontece no próximo sábado (20), na Praça Santo Antônio, em Maragogi.

A base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Maragogi promove o 1º Samu Perto de Você. O evento ocorrerá no próximo sábado (20), na Praça Santo Antônio, no centro da cidade de Maragogi, onde será instalada uma tenda, a partir das 9h00.

“O objetivo é ensinar a população a salvar vidas antes da chegada da equipe do Samu”, explica o socorrista César Rayala. “No caso de engasgo, dores no peito de início súbito, choques elétricos, sangramentos, problemas respiratórios graves, suspeita de intoxicação ou envenenamento, entre outros procedimentos, que devem ser realizados enquanto o socorro está em deslocamento.”

O 1º Samu Perto de Você evento é aberto ao público em geral, sem ser necessário realizar inscrição ou preencher ficha. Os participantes ainda poderão tirar dúvidas com os profissionais que estiverem no local. Os instrutores farão simulações entre si e com o público presente.

“É uma ótima oportunidade para conscientizar a população sobre a importância de saber como agir em casos de parada cardiorrespiratória, por exemplo. Já que o tempo é um fator determinante para a sobrevivência da vítima de parada cardiorrespiratória. Ao saber como realizar os primeiros socorros corretamente, é possível aumentar as chances de sobrevivência da pessoa até a chegada do socorro médico”, destaca a coordenadora Regina Wanderley.

As vítimas de parada cardiorrespiratória, de acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas, têm um alto índice de declaração de morte na chegada das equipes. Somente no primeiro semestre do ano passado, 57% dos chamados para o 192, referentes à parada cardiorrespiratória, levaram os socorristas a atestar óbito ainda no local da ocorrência. Quando a vítima passa mais de quatro minutos sem nenhum tipo de intervenção, danos neurológicos já são prováveis e, quando esse tempo supera seis minutos, aumenta substancialmente as chances de sequelas permanentes ou até mesmo de óbito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.