Venda de pão francês por unidade será proibida

Medida determinada pelo Inmetro passa a valer a partir do dia 1º de junho; preço deverá ser fixado próximo ao balcão

A partir do dia 1° de junho, o tradicional pão francês (ou pão de sal) deverá ser comercializado apenas pelo peso e não mais por valor unitário. O preço do quilo do produto deverá ser fixado próximo ao balcão de venda, em local de fácil visualização pelo consumidor, além de ser grafados com dígitos de pelo menos cinco centímetros de altura.

As determinações sobre como o produto deve ser comercializado constam de uma portaria do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) publicada no 23 de abril, no Diário Oficial da União.

Segundo Clodoaldo Nascimento, presidente da Associação dos Panificadores do Estado de Alagoas (Apea), para o consumidor é mais vantajoso comprar pelo quilo, já que o mesmo fica sabendo exatamente o quanto está levando de massa e de peso para casa. “Se o panificador tiver uma balança aferida pelo Inmetro, confiável, o cliente vai saber de fato o que está levando. O que não acontece na unidade, porque sabemos que até produto cancerígeno é usado para fazer o pão crescer, aumentar de volume, o que deixa também mais leve”, alertou.

Clodoaldo destacou que para o consumidor parece ser vantajoso comprar cinco pães por R$ 1, mas de acordo com ele, são pães abaixo do preço do que deveria ser vendido. “São pães grandes, porém leves, de 25 gramas, cheio de componentes químicos que são prejudiciais à saúde e não suprem a necessidade diária”.

Clodoaldo Nascimento, presidente da Apea, ressaltou que a determinação que proíbe a venda de pão francês por unidade já é cumprida no estado, no entanto falta fiscalização, sobretudo no que diz respeito às periferias das cidades do interior.

“Já é lei, mas falta fiscalização, sobretudo nas periferias e interior para coibir a venda do pão na unidade que é prejudicial para ambas as partes, panificador e cliente. Compramos farinha de trigo no quilo, em sacos de 50 e 25 quilos e fazemos a transformação por pão. Os outros ingredientes, como açúcar, fermento, margarina, banha, também compramos no quilo, e quando se vai vender, a grande maioria das padarias no estado vende o pão na unidade, porque não acostumou o cliente à vantagem de comprar o pão no quilo”, explicou.

Tribuna Independente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.