Alagoas continua na Fase Vermelha durante feriadão da Semana Santa

O Governo de Alagoas decidiu manter as medidas vigentes da Fase Vermelha em todo o Estado durante o feriadão da Semana Santa. O novo decreto de Distanciamento Social Controlado será publicado ainda nesta terça-feira (30), e passará a valer a partir desta quarta-feira (31).  A mudança no decreto é que o feriado de Sexta-feira da Paixão terá o mesmo efeito das medidas do final de semana.

A decisão foi um reflexo dos indicadores apresentados durante a live transmitida pelas redes sociais do Governo do Estado, na tarde de hoje. De acordo com os indicadores, Alagoas ainda precisa seguir as medidas mais restritivas de distanciamento social. Esta é a 5ª semana seguida com crescimento no número de óbitos. Alagoas alcançou, também, a maior taxa de letalidade desde o início da pandemia: 2.48.  Apesar dos indicadores negativos, Alagoas teve redução de casos ativos sobre casos recuperados e uma leve redução de ocupação hospitalar.

“Estamos sentindo uma estabilização do crescimento [de número de casos] no Estado. Mas vamos ter um momento delicado que é a Semana Santa, um período que historicamente as pessoas aproveitam para reunir as famílias e viajar. Nós pedimos que se as pessoas puderem, não se aglomerem, não reúnam grupos grandes porque isso ajuda a propagar o vírus. Até que a gente agilize a vacinação”, explicou o governador Renan Filho.

O governador já sinalizou que, depois da Semana Santa, outra reunião será realizada para avaliar e tomar decisões novas com relação a flexbilização segmentos específicos. “A gente prefere levar até o Domingo de Páscoa as mesmas medidas e na segunda ou terça-feira rever os números e sentar para tomar outra decisão. O mês de abril possivelmente será o mês que o Brasil vai enfrentar a pandemia de maneira dura, mas começará a perceber os efeitos da vacinação. Mantemos Alagoas na área vermelha, mas após o feriadão iremos rever as medidas”, ressaltou. “Temos a responsabilidade de levar nossa vida seguindo o decreto, usando máscara, evitando algoemração e mantendo o distanciamento social”, acrescentou.

Vacinação

Ainda hoje, o governador irá assinar a compra das vacinas Sputnik. Renan Filho lembrou, ainda, que nos próximos dias irá ampliar a distribuição das vacinas, sinalizado pelo Instituto Butantan e Governo Federal, para pessoas com 62, 61 e 60, fechando todo grupo prioritário.

O secretário de Saúde, Alexandre Ayres, afirmou que Alagoas começa a sentir os impactos das medidas de distanciamento implantadas e a vacinação da população. “Mas ainda estamos no início. Hoje estamos com redução de número de casos, mas isso não reflete na ocupação hospitalar. Dá para entender que a pandemia não é uma novidade para ningém. A população tem um papel de importância nesse desafio. Temos trabalhado bastante, mas precisamos do esforço de cada cidadão”, reforçou Ayres.

Fonte: Jornal de Alagoas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.