Técnica de enfermagem é afastada após fingir aplicação de vacina em idosa

Após o episódio, a Secretaria de Saúde de Maceió mudará o protocolo: os profissionais precisarão mostrar a seringa cheia antes da aplicação e vazia após o término do procedimento

Técnica de enfermagem de Maceió, em Alagoas, foi afastada de sua função após simular que aplicou vacina contra Covid-19 uma em idosa de 97 anos, nessa quinta-feira (28). A mulher teve o braço esquerdo furado pela agulha, mas o líquido da vacina não foi injetado. O vídeo viralizou na internet.

Após a constatação do ocorrido, gravado pela cuidadora da idosa, ela teve o imunizante aplicado novamente por outro profissional. O Conselho Regional de Enfermagem (Coren), em Alagoas, vai instaurar um processo ético disciplinar para apurar a conduta da enfermeira.

De acordo com a assessoria do Coren, o presidente do Conselho, o enfermeiro Renne Costa, participou de uma reunião com o secretário de Saúde de Maceió, Pedro Madeiro, para se inteirar do fato  e adotar as medidas necessárias ao órgão. A secretaria municipal de Saúde vai instaurar processo administrativo. O caso também será acompanhado pelo Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE-AL), que prometeu instaurar uma Notícia de Fato e apurar o que aconteceu.

Uma neta da idosa disse que a sua avó não saía de cada há 10 meses e que a família estava comemorando de “maneira histórica” a aplicação da dose. “Eu conversei com a coordenadora do Pátio Shopping (onde a vacinação aconteceu) e ela pediu mil desculpas, disse que foi uma coisa totalmente isolada”.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou que o imunizante não chegou a ser aplicado por “falha humana”. O titular da pasta disse que a profissional é servidora há muito tempo e sempre teve um comportamento exemplar.

Após o episódio, o protocolo de vacinação muda em Maceió: o profissional de saúde terá de mostrar a seringa cheia antes da aplicação e vazia após o procedimento. A Prefeitura de Maceió disse que “tomou ciência com indignação” sobre o caso, mas afirmou que trata-se de um episódio isolado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.