Campus Maragogi inaugura segunda unidade do Espaço 4.0 no país

Solenidade de inauguração contou com o reitor do Ifal, Carlos Guedes, senador Rodrigo Cunha (PSDB), a coordenadora geral do Desenvolvimento da Secretaria Nacional da Juventude, Bárbara Doukay Campaninii e a diretora-geral do campus, Sandra Ferraz

O Espaço 4.0 foi inaugurado, na manhã desta segunda-feira (20), no Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Maragogi, pelo reitor da instituição, Carlos Guedes de Lacerda, e pelo senador Rodrigo Cunha (PSDB). O container – que é o segundo a ser instalado no Brasil – vai ofertar cursos rápidos a jovens de 19 a 25 anos nas áreas de robótica, de internet das coisas, eletrônica, informática e desenho. Em janeiro, o campus Santana do Ipanema deve inaugurar a terceira unidade nacional do laboratório inovador.

A solenidade de inauguração foi bastante prestigiada. Estudantes, servidores públicos, empresários, representantes de prefeituras e do segmento educacional estiveram presentes no auditório do campus Maragogi. Por volta das 10h30, a programação teve início com apresentações culturais de estudantes da unidade de ensino. Em seguida, foi formada a frente de honra com o reitor Carlos Guedes; a coordenadora geral do Desenvolvimento da Secretaria Nacional da Juventude, Bárbara Doukay Campanini; a diretora-geral do campus Maragogi, Sandra Maria Patriota Ferraz; a Pró-reitora de Pesquisa, pós-graduação e inovação, Eunice Palmeira; o secretário de Educação de Maragogi, Artur Cavalcante.

No discurso, o reitor Carlos Guedes destacou a parceria do Instituto Federal de Alagoas com o senador Rodrigo Cunha para que projetos inovadores de educação e tecnologia sejam desenvolvidos pela instituição. “Os ingredientes que a educação pública mais necessita são carinho e devoção integral daqueles que são seus responsáveis. Essas são características fundamentais do senador Rodrigo Cunha”, destacou o reitor ao citar que o Instituto deseja discutir com ele novas demandas educacionais para 2022. Na fala, o Carlos Guedes também ressaltou a parceria com a Secretaria Nacional da Juventude para a instalação seis containeres similares em campi do Ifal.

O senador Rodrigo Cunha disse que a chegada do Espaço 4.0 é algo histórico para o Ifal Maragogi e o estado de Alagoas. Em seu discurso, enfatizou que a estrutura vai promover a criatividade, inovação e capacitar pessoas. “São momentos como esse em que a gente contribui com a evolução do próximo. Nosso grande objetivo é melhorar a vida das pessoas. Faz sentido estar onde estamos”, resumiu. Ele acrescentou que o Instituto Federal de Alagoas é uma instituição de grande credibilidade, no estado.

Políticos, servidores, estudantes estiveram na solenidade

Laboratório vai inspirar jovens a serem empreendedores

O Espaço 4.0 faz parte do programa Horizontes, da Secretaria Nacional da Juventude, e visa a promoção da tecnologia e do empreendedorismo. A coordenadora de Desenvolvimento dessa pasta, Bárbara Doukay Campanini, frisou que essa sala de aula vai inspirar jovens a serem empreendedores e gerar empregos nas cidades e renda para as famílias. “Vemos muitos jovens enriquecendo outras cidades e estados. O importante é trazer isso para dentro da sua casa. Tudo que eles aprendem aqui, vai agregar ao conhecimento do espaço 4.0 e o que mais se pode projetar a partir disso”, comentou.

Empreendedorismo e mercado de trabalho também foram os destaques da participação da Pró-reitora de Pesquisa, pós-graduação e inovação, Eunice Palmeira, ao citar a finalidade do container instalado em Maragogi. “Todas essas pessoas e instituições têm um papel importantíssimo. Esse trabalho visa desenvolver as pessoas, ajudá-las a empreender e terem inserção no mercado de trabalho a partir desse mundo novo da indústria 4.0”, afirmou. Salientou ainda a atuação de servidores do Instituto Federal de Alagoas, de diversos setores, que contribuíram para a entrega de mais uma estrutura inovadora.

Anfitriã da inauguração, a diretora-geral Sandra Ferraz agradeceu a parceria com a Secretaria Nacional de Juventude, senador Rodrigo Cunha e servidores Instituto Federal de Alagoas para que a estrutura metálica chegasse a Maragogi e fosse inaugurada com grande festa. Também agradeceu o empenho dos servidores do campus. “Esse campus é formado por grandes frentes. Agradeço a todos do ensino, da administração e a equipe de cerimonialistas e do Artifal”, agradeceu. Frisou ainda a parceria com a prefeitura de Maragogi, que sempre está presente em momentos importantes da unidade de ensino.

Jovens terão cursos de programação e desenvolvimento de aplicativos

O container vai ofertar cursos de desenho 2D, desenho e impressão 3D, introdução à programação web, desenvolvimento de aplicativos, montagem e manutenção de computadores. Também estão na lista instalação e configuração de redes de computadores, eletrônica básica, internet das coisas e robótica educacional.

A sala de aula possui 25 metros quadrados e conta com kit robô, smartphone, impressora 3D, drone e outros equipamentos. É um ambiente que utiliza a metodologia maker, na qual você aprende fazendo. A previsão é que a estrutura atenda 192 pessoas nos doze primeiros meses, na região Norte de Alagoas.

Monitores e professores do Espaço 4.0

Bartolomeu Honorato / Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.