Com projeto de Dani da Elba, Maragogi espera zerar fila de espera para realizar exames de saúde

Zerar a fila da solicitação dos exames de saúde, essa é a proposta do vereador Dani da Elba, apoiada pelo prefeito Sérgio Lira. O Fila Zero, como foi batizado o projeto, tem o objetivo de zerar a fila da demanda estadual, procurar onde fazer esses exames, acelerando a espera habitual da fila do Sistema único de Saúde (SUS), e, dessa forma, acelerar o processo. Para isso, o Município entrou em contato com diversos especialistas do estado.

“A marcação de consultas do Sistema Único de Saúde (SUS) é feita pela Central de Regulação Ambulatorial de Exames da Secretaria de Estado da Saúde (SESAU)”, explica o secretário de Saúde de Maragogi, Dr. João Neto. “O exame é requerido no sistema unificado para o estado pela equipe de marcação do nosso município, sempre que alguém necessita. O estado recebe essa demanda, processa e vai liberando essas vagas de acordo com a disponibilidade. Uma vez cadastrado no sistema não depende mais do município o tempo de espera. Atualmente, são liberadas pouquíssimas vagas para atender os 102 municípios. Por essa razão, há uma demora natural na fila de espera. Claro, existem outros exames que saem mais rápido. Mas ressonância magnética, endoscopia, cirurgias de catarata demoram muito tempo.”

Segundo o médico, Maragogi tem uma fila reprimida, uma demanda alta de exames, mais de 100 ressonâncias acumuladas, mais de 60 endoscopias, e não é culpa do Município. Há todo um procedimento a ser cumprido.

“E assim estamos conseguindo realizar esses exames de alto custo, e consultas especializadas com oftalmologista, realizar cirurgias de catarata, cirurgias de pterígio (carne crescida)”, continua Dr. João. “Na última quinta e sexta, por exemplo, enviamos quarenta e seis pessoas para fazer ressonância magnética. E assim está sendo. Também já conseguimos 30 endoscopias. Lembrando que dependemos da demanda dos hospitais conveniados. Solicitamos para quem tem alguma demanda reprimida, procurar a Secretaria de saúde.”

“O prefeito Sérgio Lira assumiu o compromisso de, dentro de dois meses, zerar a fila de esperar por exames médicos em Maragogi”, festeja Dani da Elba. “E através de toda a equipe da Secretaria de Saúde, vamos conseguir esse objetivo. Portanto, durante os próximos dois meses, vários exames serão realizados. Essa é mais uma relevante entrega dessa gestão, da qual tive a honra de participar. Tudo que for bom para vocês, e para colocar Maragogi para a frente, podem contar comigo.”

Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.