Janeiro Verde, mês de conscientização do câncer do colo do útero, o terceiro tipo de câncer mais comum em mulheres

Você sabia que o HPV (Papilomavírus humano) é responsável por quase todos os casos de câncer de colo do útero? Pois bem, a infecção recorrente deste vírus quando não tratada pode, em um intervalo médio de 10 anos, levar ao surgimento do câncer desta região.

Uma doença que pode ser prevenida!

Medidas comprovadamente eficazes na prevenção deste tipo de câncer:

  • Vacinação contra os principais tipos de HPV, para meninos e meninos de 9 a 14 anos, disponível gratuitamente pelo SUS.
  • Citologia cérvico-vaginal (papanicolau ou preventivo): exame de rastreio de lesões precursoras do câncer de colo do útero e vagina, mas que em alguns casos são necessárias várias repetições para detecção das lesões.
  • Testes moleculares para detecção do HPV, o mais eficaz dele, o PCR com genotipagem, que identifica as populações de risco para câncer, não só de colo do útero, além de vagina, vulva, mas também em orofaringe, canal anal e pênis! Estes testes já estão disponíveis nos laboratórios de patologia privados e poderão entrar no rol dos exames ofertados pelo SUS.

Link para a consulta pública:

https://www.gov.br/participamaisbrasil/consulta-publica-conitec-sectics-n-65-2023-tecnico-cientifico-testagem-molecular-para-deteccao-de-hpv-e-rastreamento-do-cancer-do-colo-do-utero

Fonte: INCA – Instituto Nacional de Câncer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.