Campus Maragogi leva ouro e bronze em Olimpíada de Astronomia

Alexsander Barone Santos Ferreira conquistou o ouro e Pedro Lucas de Lima Teixeira ganhou o bronze na competição nacional

O campus Maragogi levou ouro e bronze na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) deste ano.  O estudante Alexsander Barone Santos Ferreira conquistou a medalha dourada e Pedro Lucas de Lima Teixeira ficou com o bronze na competição, que reuniu alunos de escolas públicas e particulares do Brasil de forma virtual por conta da Covid-19.

Alexsander Barone Santos Ferreira marcou 6,75 pontos em Astronomia e mais 3 pontos em Astronáutica, totalizando 9,75 pontos. Já Pedro Lucas de Lima Teixeira fez 5,5 em Astronomia e 2 em Astronáutica, somando 7,5 pontos. Os dois também levaram medalhas na edição do ano passado da mesma olimpíada.

O medalhista de ouro já esperava ter um bom resultado na OBA porque vinha num ritmo forte de preparação, que incluía aulas, cursos e projetos de Astronomia no campus Maragogi.  “A preparação foi com Eric Oliveira, Ronaldo Filho e Márcio Pequeno desde o ano passado”, contou Alexsander, que levou prata na edição 2019 da competição.

Estudantes produzindo foguetes no laboratório de Física. (Fotos: Ascom Ifal)

Já Pedro Lucas focava Física desde que ingressou no técnico de Hospedagem do campus Maragogi há quatro anos.  De lá para cá, sempre se envolveu em cursos e projetos ligados à Astronomia e agora pensa em outras conquistas. “Farei licenciatura em Física para adquirir conhecimento e passá-lo adiante como professor, buscando sempre a divulgação científica”, disse.

De acordo com o professor de Física, Eric Oliveira, o campus realiza atividades de astronomia e astronáutica desde 2018, as quais têm permitido que alunos consigam bons resultados na OBA. “Fazemos observação noturna de astros, lançamento de foguetes, curso de ensino, grupo céu do litoral e visitas técnicas. Junta tudo isso com a disposição dos alunos e trazemos medalhas todos os anos”, elencou.  Neste ano, o curso voltado à astronomia e astronáutica chegou a ter 60 inscritos, mas não vingou por conta da pandemia de Coronavírus.

Bartolomeu Honorato / Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.