Lua azul: agosto terá fenômeno raro, após duas superluas

A última vez que duas superluas completas apareceram no céu, no mesmo mês, foi em 2018. A próxima será apenas em 2037

O mês de agosto será recheado de eventos no cosmos, incluindo uma rara lua azul e duas superluas. A primeira delas será na noite da próxima terça-feira (1º/8), quando a lua ficará mais brilhante e maior que o normal. Na ocasião, ela está mais próxima da terra, a 357.530 quilômetros de distância, por isso, chamada de superlua.

No dia 30 de agosto, ela está ainda mais próxima. Serão 357.344 quilômetros de distância e será a segunda superlua do mês e, por isso, leva o nome de lua azul.

Superluas

A última vez que duas superluas completas apareceram no céu no mesmo mês foi em 2018. Isso não acontecerá novamente até 2037, de acordo com o astrônomo italiano Gianluca Masi, fundador do Virtual Telescope Project.

Em 2023, a primeira superlua ocorreu neste mês de julho. A quarta e última será em setembro. Os dois eventos em agosto estarão mais próximos do que qualquer um deles.

Segundo Espenak, a experiência de observação do evento pode ser melhorada se o céu estiver claro, com o uso de binóculos ou telescópios de quintal.

De acordo com o Old Farmer’s Almanac, a lua cheia de agosto é tradicionalmente conhecida como a lua do esturjão. Isso se deve à abundância desse peixe nos Grandes Lagos em agosto, centenas de anos atrás.

Metrópoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.