Pernambuco confirma mortes após chuvas e desabamentos

Pelo menos 200 milímetros de chuva caíram somente neste sábado (28/5)

Por causa do grande volume de chuvas que ainda cai em Recife, capital de Pernambuco, duas pessoas vieram a óbito após desabamentos na região, neste sábado (28). Uma das vítimas tinha apenas 18 anos e era conhecida como Claudemir Barbosa, seu corpo foi encontrado às 9h deste sábado pelo Corpo de Bombeiros de Recife. Já a outra vitima, Luciano José de Santana, de 47 anos, estava dentro de casa quando também foi vítima de um deslizamento.

Os temporais trouxeram uma série de transtornos aos cidadãos pernambucanos e Alagoanos. Em Recife, pelo menos 200 milímetros de chuva caíram só na manhã deste sábado, muito acima do previsto pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC).

Segundo o Corpo de Bombeiros, deslizamentos e desabamentos ocorreram em: Sítio dos Pintos, Córrego do Jenipapo, Sucupira e São Lourenço da Mata.

“O Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco está realizando desde a madrugada do dia 28 de maio, várias ocorrências de relevância referente a deslizamentos e desabamentos da região metropolitana da cidade do Recife e Grande Recife”, disseram os militares, em nota.

Veja vídeos

Ao falar sobre a situação, o prefeito de Recife, João Campos (PSB), afirmou que está tomando medidas de urgência, como a abertura de escolas nos locais em que os casos estão mais graves para abrir pessoas que perderam acesso às residências.

“Ativamos o Plano de Contingência para enfrentar as chuvas causadas pelo rigoroso fenômeno Ondas de Leste – em alguns pontos o acumulado chega a 428 mm nas últimas 96h. Infelizmente, tivemos algumas ocorrências gravíssimas e a Defesa Civil já está em campo prestando atendimento”, disse Campos.

“Estamos abrindo as escolas nos locais mais críticos para reforçar a oferta de abrigo e pedimos que as pessoas evitem ao máximo as locomoções pela cidade”, continuou.

*Com informações do Metrópoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.