Chuva esperada para este fim de semana cai no oceano e perde força em Alagoas

Esquema montado pelo Governo do Estado, Exército e Marinha, após o alerta de chuvas fortes, está mantido

A chuva que era esperada para este fim de semana caiu no oceano e perdeu a força, conforme o major Moisés, coordenador da Defesa Civil Estadual em Alagoas. Nesta sexta-feira (20), a Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) emitiu um Aviso Meteorológico para a ocorrência de chuvas que poderiam gerar acumulados significativos em todas as regiões de Alagoas. Em Maceió, o coordenador da Defesa Civil Municipal, Aberlado Nobre, disse que poderia chover até 200 milímetros.

No entanto, o esquema montado pelo Governo do Estado, Exército e Marinha ,após o alerta de chuvas fortes, está mantido. DE acordo com o coordenador Defesa Civil Estadual ainda há a possibilidade de chuvas no Litoral, Zona da Mata e Baixo São Francisco.

AÇÕES DE PREVENÇÃO

Nesta sexta-feira (20), a Prefeitura de Maceió realizou uma reunião com órgãos municipais para alinhar ações para as chuvas intensas previstas para este final de semana. Na ocasião, foram definidas ações conjuntas com as principais secretarias que têm atuações mais intensas durante o período chuvoso, como a Secretaria de Infraestrutura, a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável e a Secretaria de Assistência Social.

Nesse encontro com os representantes das secretarias ficou definido que a prefeitura irá disponibilizar retroescavadeiras, em caso de necessidade de demolição, caminhões baú para transporte de pertences e abrigos para famílias. Além disso, a Defesa Civil Municipal já acionou os Núcleos Comunitários (NUDECs) para atuar nas comunidades, alertando a população das áreas de risco.

Com a previsão para as chuvas intensas, foram disponibilizados ainda abrigos da Prefeitura, estão disponíveis escolas como pontos de encontro nos bairros com mais áreas de risco como a Escola Municipal Frei Damião, no Benedito Bentes; Escola Municipal Sérgio Luiz Pessoa Braga, como apoio dos bairros Chã da Jaqueira, Tabuleiro e Petrópolis; Escola Municipal Maria José Carrascosa, para o Reginaldo; Escola Municipal Katia Pimental Assunção para o Jacintinho e o Feitosa; e Escola Municipal Professora Neide de Freitas França e Escola Municipal Padre Pinho para o Litoral Norte.

BRASIL

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a passagem de uma frente fria e a formação de um novo ciclone na região Sul do país pode provocar mudança considerável de tempo em pelo menos 15 estados do país com risco de chuvas intensas e tempestades, com ventos fortes que podem chegar a 100 km/h em alguns locais.

Tribunal Hoje

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.