Espaço 4.0 começa a receber materiais para montagem do laboratório

Container adaptado vai atender 160 jovens do litoral Norte do estado em cursos rápidos nas áreas de tecnologia e inovação

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Maragogi, já está recebendo a parte de equipamentos eletrônicos e de infraestrutura da montagem do Espaço 4.0, que é um laboratório adaptado em container para oferecer capacitação tecnológica a 160 jovens do litoral Norte do estado.  A unidade de ensino também está fechando parceria com a prefeitura da cidade para a execução do projeto.

Segundo o coordenador do espaço, Cassiano Albuquerque, alguns equipamentos foram adquiridos pelo campus, como kits roteadores, kit robô, cabos e smartphone. “Outros itens tecnológicos serão adquiridos nas próximas semanas e adicionados ao projeto. A próxima fase será a publicação de editais que selecionarão jovens de 15 a 29 anos da região para participarem dos cursos”, afirmou.  A previsão é que essas capacitações ocorram neste ano e no próximo.

Cassiano Albuquerque explicou que o Espaço 4.0 vai ofertar cursos de desenho 2D, desenho e impressão 3D, introdução à programação web, desenvolvimento de aplicativos e montagem e manutenção de computadores.  “Os jovens também serão capacitados em instalação e configuração de redes de computadores, eletrônica básica e robótica educacional”, acrescentou. Essas iniciativas foram pensadas para serem práticas e que permitam rotatividade de jovens atendidos no laboratório.

O campus Maragogi e a prefeitura da cidade fizeram uma reunião para fechar parcerias na execução desse projeto. Conforme Cassiano Albuquerque, a Secretaria de Educação de Maragogi se comprometeu a disponibilizar transporte para os alunos do município contemplados no Espaço 4.0. A secretaria sugeriu ao campus que seus estudantes utilizem as estruturas das escolas municipais das zonas urbana e rural para interagirem de forma online durante a pandemia.

Cassiano destacou que a parceria com a  prefeitura de Maragogi – que já ocorreu em outras iniciativas educacionais – fomenta a entrada dos jovens no mercado de trabalho.  “Essas ações são essenciais para propiciar aos jovens a equidade no acesso a essas oportunidades. Elas contribuem com o ingresso no mundo do trabalho por meio das tecnologias digitais e da inovação”, comentou. No encontro do Ifal Maragogi com a prefeitura, também foram discutidas outras parcerias de qualificação profissional.  Além de Maragogi, o laboratório entrará em atividade nos campi Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema e Viçoca. O custo estimado da implantação de cada unidade é de R$ 300 mil.

Bartolomeu Honorato / Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.