Vereador Pipo é um dos patrocinadores da escolinha de futebol de Maragogi

Eliel Júnior, o Juninho, presidente da escolinha, abraçando dois alunos. Fotos: cortesia.

O vereador Eliseo Marcos da Silva Ibanez (PSDB), o Pipo, firmou parceria com a Escolinha Maragogi Futebol Clube. Há cerca de um mês, a colaboração do vereador tem contribuído para reduzir o valor da mensalidade. O resultado implica em mais adesões, pois possibilita que garotos de famílias de poder aquisitivo menor, como os que vivem em situação de vulnerabilidade social, possa integrar a escolinha e aprender a praticar com mais habilidade o esporte mais popular do país.

“Foi uma parceria incrível, porque agora podemos manter os nossos custos em dia”, comemora Eliel Júnior, presidente da escolinha. “Apesar de a parceira ser nova, já renovamos todos os nossos materiais de treino, estampando o nome do patrocinador.” Juninho chama a atenção para a importância de atitudes semelhantes, a fim de promover e apoiar o esporte. “É sabido que há uma certa seletiva social, uma exclusão, já que somente os que possuem condições financeiras podem pagar para treinar numa agremiação. Por isso que as parcerias se tornam tão importantes, eu diria até que essenciais.”

Pipo diz que é seu dever, na função de vereador, manter-se sempre atento às questões sociais. “Entendo que o esporte é tão importante para a saúde, como pode ser um grande aliado da disciplina, da educação, do companheirismo, do trabalho em grupo. Então, quando fui procurado pelos diretores da escolinha, prontamente aceitei colaborar. Sou um desportista, sempre gostei de esporte, e vejo a minha contribuição como um empréstimo à sociedade. E Juninho é um profissional responsável, qualificado, que já vem lutando para manter essa escolinha há um bom tempo. Portanto, nada mais justo que eu, como figura política do município, que almeja o desenvolvimento físico e social das crianças e dos jovens, colaborar.”

Sobre a escolinha

Fundada por Eliel Júnior, em 19 de março 2019, a escolinha tem o objetivo de formar atletas e bons cidadãos, ensinando não apenas o esporte, mas também valores importantes como trabalho em equipe, solidariedade e amizade, além de oportunizar a garotada da cidade e região. “Na nossa escola, serão revelados, quem sabe, muitos dos futuros craques do futebol brasileiro”, diz Juninho, como é conhecido. “Mas tudo ao seu tempo. Procuramos, a princípio, desenvolver um trabalho gradativo, respeitando a faixa etária e a aptidão dos alunos.”

Goleiro Lucas Menino. Entrou na escolinha em 2019 e saiu em 2021, para jogar no Clube Retro, do Recife.

Hoje, a escolinha possui quatro profissionais gabaritados. Cláudio Alberto, ex-atleta e treinador, com passagens em clubes profissionais do país; recentemente, comandou o Barreiros FC, na segunda divisão pernambucana. Juninho, ex-atleta profissional, treinador, formado em Gestão de Esporte pela Estácio. Markison Braga, preparador de goleiro e marketing, formado em Educação física pela UFAL. E Jeferson, conhecido como “Chico”, auxiliar de treinador.

A escolinha trabalha, atualmente, com a garotada de 6 a 17 anos. Os treinamentos são realizados no Society Golaço e no campo principal do povoado de São Bento, às terças e quintas-feiras, de manhã, das 7h às 10h, e à tarde, das 15h às 18h. “Ao longo do nosso trabalho, tivemos vários atletas, tanto da cidade quanto da zona rural, que ganharam oportunidades em grandes clubes do Brasil e do exterior, como o Cruzeiro de Minas Gerais, o Sport e o Santa Cruz, ambos do Recife, o Bahia, de Salvador, e o Paraná Futebol Clube, do Paraná, entre outros. Inclusive, no dia 20 de junho, estaremos mandando um garoto daqui da cidade, de 20 anos, para a Tailândia.”

Cerca de 100 atletas, somando com os bolsistas, treinam na escolinha no momento.

O volante Davi entrou na escolinha em 2019 e saiu em 2022 para jogar no Clube Atlético Goianiense, em Goiás.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.