Cidades Sustentáveis: desenvolvimento socioeconômico com conservação do meio ambiente

O conceito de cidades sustentáveis vem crescendo significativamente nas últimas décadas, visto que o modelo atual não vai suportar o adensamento populacional previsto. Segundo o Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais (DESA), 2,5 bilhões de pessoas estarão vivendo em cidades ou centros urbanos até 2050. A crescente população colocará demandas extras em recursos e serviços nas áreas urbanas, o que torna o progresso na área de desenvolvimento sustentável essencial.

Diante desse quadro, a sustentabilidade virou principal alvo e os países que integram a Organização das Nações Unidas (ONU) precisam se empenhar para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, através de ações locais e contínuas, em prol do desenvolvimento sustentável.

As Cidades Sustentáveis são aquelas que alinham seus padrões de vida, produção e consumo com base em uma combinação entre aspectos econômicos e socioambientais. Em vez de promover um crescimento e consumo desordenados, adotam políticas públicas e ações que impactam positivamente para que as futuras gerações também tenham a oportunidade de vivenciar os benefícios que as atuais possuem, demonstrando a intenção da sustentabilidade, a de ser um propósito para toda a humanidade.

Na área ambiental, o principal fator de sustentabilidade é a ecoeficiência, ou seja, fazer o mesmo e continuar o desenvolvimento com menos uso de recursos. Na parte socioeconômica, as iniciativas dos municípios devem ser voltadas para o aumento na acessibilidade e igualdade.

As cidades sustentáveis possuem características essenciais, como: coletar, reaproveitar e reciclar os resíduos; incentivar a criação e utilização de energias renováveis; garantir a mobilidade pública por meio de transportes públicos eficientes; proporcionar educação e lazer a todos os moradores; equilibrar desenvolvimento econômico com o sustentável; promover medidas para a proteção do meio ambiente, entre outros.

Para resultar em uma cidade sustentável, são necessários esforços conjuntos entre governos, ONGs, iniciativa privada e cidadãos, que sugerem e aperfeiçoam soluções para o desenvolvimento sustentável, sem deixar ninguém para trás.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.