Dia de soltura de dois peixes-bois à natureza em Porto de Pedras

A terça-feira (22) foi marcada pela “família” peixe-boi da cidade de Porto de Pedras. No Rio Tatuamunha, onde é possível observá-los em seu habitat natural, Ariana, uma peixe-boi nativa, com apoio e dedicação de uma equipe competente, conseguiu vencer os 90% de chance de perder sua nadadeira e foi solta, depois de três meses de tratamento de uma nadadeira gravemente machucada em uma corda de jangada.

Outra peixe-boi, a Paty, que seria solta há dois anos, teve sua oportunidade adiada por estar grávida. Foi mãe, perdeu sua cria, a Flori, mas com extremo cuidado de todos, conseguiu se recuperar e retornar à vida.

“Com histórias marcadas por dor e superação, estas duas peixes-bois fêmeas, Ariana e Paty, mobilizaram equipes em prol delas”, conta Roberta Carvalho, chefe da APA Costa dos Corais.  “Foi um dia marcado por lembranças dos dias sem dormir, das reuniões, dos choros e sorrisos, das dificuldades e da dedicação de cada um para ver este dia chegar, o grande dia do retorno destes animais à natureza.”

O trabalho é uma parceria entre Apa Costa dos Corais, o Centro de Mamíferos Aquáticos (CMA) e a Associação Peixe-Boi.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.