Você sabe o que é Turismo Sustentável?

Foto: Blog Andarilho

O turismo sustentável no Brasil segue uma tendência mundial que deve ser observada pelos profissionais da área. O turismo não deve ser visto apenas como uma atividade para agradar ao viajante e gerar lucros. As mudanças que estão ocorrendo em nossa sociedade exigem um olhar mais profundo sobre a questão.

Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), o turismo sustentável é uma prática que considera seus atuais e futuros impactos e se apoia em três pilares:  o ambiental, o sociocultural e o econômico, abordando as necessidades dos turistas, da indústria, do meio ambiente e das comunidades locais.

O turismo sustentável é muito importante no Brasil e no mundo devido à forma ampla como ele aborda essa atividade, reconhecendo que a boa experiência do viajante é importante, mas preocupando-se com o meio ambiente e a vida da comunidade. Essa atividade tem o poder de gerar menos impactos negativos para a natureza e para as pessoas. O viajante sempre terá em mente a importância de estar em harmonia com o meio ambiente, a comunidade e as tradições locais.

O conceito de turismo sustentável foi definido pela primeira vez em 1992, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (a Eco-92), que aconteceu no Rio de Janeiro. Atualmente, já se pode considerar que o turismo sustentável abarca os 5 pilares da sustentabilidade propostos pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), quais sejam, Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parcerias.

Assim, se define o turismo sustentável como uma maneira de viajar, respeitando-se a/as cultura/tradições, o meio ambiente e as pessoas locais, e “dando protagonismo às comunidades residentes. Contudo, é importante ressaltar que turismo sustentável não é a mesma coisa de ecoturismo ou turismo ecológico. O Ecoturismo é uma viagem responsável em áreas naturais, visando preservar o meio ambiente e promover o bem-estar da população local.

O Brasil é um país com um gigantesco potencial e com ótimas oportunidades para desenvolver o turismo sustentável. Uma forma de começar a trabalhar com esse estilo de turismo é observar exemplos que deram certo.

No estado de Alagoas, surgiu o projeto “Alagoas feita a mão“, um exemplo extremamente genuíno do turismo sustentável no Brasil, pois coloca os turistas em contato direto com a cultura e o trabalho dos moradores locais, promovendo uma troca valorosa para ambos.

Portanto, o Turismo Sustentável busca aumentar os benefícios e reduzir os impactos negativos causados pelo turismo para destinos, para as pessoas e para o planeta. Com o objetivo principal de se desenvolver sem deixar ninguém para trás.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.