Jovem vende órgão para comprar iPhone e tem fim trágico em cirurgia clandestina

Jovem está acamado e hoje sua vida depende de hemodiálise após desenvolver deficiência renal de outro rim

Um jovem chinês realizou uma cirurgia em uma clínica clandestina para vender um rim com intuito de comprar um iPhone, seu sonho de consumo. A operação ocorreu em 2011, porém, atualmente, Wang Shangkun, tem 29 anos e sofre com os efeitos colaterais após o procedimento.

O rapaz revelou em entrevista ao jornal britânico The Mirror, que está acamado e hoje sua vida depende de hemodiálise já que após o procedimento cirúrgico ele desenvolveu deficiência renal do outro rim. Além disso, teria contraído uma infecção na clínica onde a remoção do rim foi feita e por falta de cuidados no pós-operatório. Com isso, ele precisou abandonar sua profissão e agora vive de benefícios sociais.

No período do procedimento clandestino, há 14 anos, o jovem recebeu pelo órgão o equivalente a R$ 11,8 mil e com o dinheiro, comprou não somente um iPhone, como também um iPad. Além disso, nove pessoas foram presas por tráfico de órgãos. O caso voltou a viralizar nas redes sociais no final do ano passado após o lançamento de novos produtos da marca.

Chamamos de nefrectomia a cirurgia de retirada completa dos rins, ela é realizada quando o paciente tem um mau funcionamento do rim, como por exemplo, em casos de câncer ou também nas doações de órgãos. Dependendo da causa, pode ser feita a remoção parcial ou completa do órgão.

Como qualquer procedimento cirúrgico, a nefrectomia é uma cirurgia que pode apresentar complicações, mas quando realizada por profissionais qualificados, os riscos são menores. Os seus principais riscos são:

  • Lesões no rim;
  • Insuficiência renal;
  • Infeções crónicas do rim;
  • Atrofia renal adquirida (por exemplo, após obstrução prolongada do ureter);
  • Deformações congénitas dos rins (rins mais pequenos ou maiores do que o normal);
  • Em casos de doação de rim, também é necessária a cirurgia para remover o rim saudável de um doador;
  • Entre outras.

Para evitar tais riscos, o ideal é que o paciente procure um médico de confiança e siga com efetividade os tratamentos pós cirúrgicos.

Para quem é indicado?

Os rins são órgãos vitais no sistema urinário que estão localizados na parte “de trás“ do abdômen, e protegidos pelas costelas inferiores. A sua função é filtrar o sangue e remover os resíduos, controlar o equilíbrio dos fluidos e regular a quantidade de eletrólitos. À medida que os rins filtram o sangue, é produzida a urina, que é depois excretada através do trato urinário.

A razão mais frequente para a nefrectomia é a remoção de um tumor no rim. Estes tumores são geralmente cancerígenos e malignos (cancro do rim), contudo, a cirurgia também pode ser recomendada em casos de alguns tumores benignos.

Correio Braziliense

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.