Esta semana, o pré-candidato a prefeito de Maragogi, Marcos Madeira (MDB), lançou o slogan de sua campanha, “Renasce Maragogi”, e fez um balanço dos dois mandatos (2005 a 2008 e de 2009 a 2012) que exerceu como prefeito do município de Maragogi. Entre ações e obras, Madeira citou a chegada do Banco do Nordeste, da Caixa Econômica e do Bradesco, “que foram de grande importância para os empresários, agricultores e assentados”, frisou.
O pré-candidato também lembrou que construiu a orla de Maragogi, que, segundo ele, era precária; viabilizou a chegada de hotéis, como o Resort Grand Oca, “que deu um fôlego a mais para o turismo. E preparamos a cidade para o crescimento, organizando tudo que era preciso, e vimos o resultado acontecer. Trabalhamos duro para valorizar nossa terra, nossos potenciais, nosso povo.”
Em suas gestões, Madeira disse que levou iluminação para 90% da zona rural, com o Programa Luz para Todos, tirando os agricultores da escuridão que imperava naquela época. Levou água para grande parte da cidade, fazendo com que chegasse nas torneiras, livrando os moradores do caminhão pipa. Reformou escolas, colocou ar-condicionado nas salas, dando qualidade e bem-estar para as crianças e adolescentes.
Na Agricultura Familiar, o ex-prefeito recordou que viabilizou estradas para escoar as safras, fez parcerias importantes para os agricultores, e que levou essas pessoas a terem uma renda, um trabalho, gerando oportunidades. “Lutamos ferozmente pela chegada de uma UPA, que atende não apenas aos cidadãos locais, mas também aos turistas, dando mais tranquilidade para todos que passam por aqui. Foi muito suor, muita conquista, muita satisfação, mas agora, olhando para os dias atuais, só me vem o sentimento de tristeza”, acrescentou.
De acordo com Madeira, os últimos 10 anos foram de regressão. “Retornamos ao tempo em que era necessário o uso de caminhão pipa, as pessoas precisando andar com um balde de água na cabeça. Como é possível que em pleno 2024, Maragogi passe por problemas com a falta de saneamento?”, questionou.
Para o pré-candidato, os empreendimentos não chegam mais, os que aqui estão pensam em sair. O Salinas, que chegou em Alagoas através de Maragogi, abriu mais duas unidades no estado, duas vezes maiores, e as cidades escolhidas foram Japaratinga e Milagres. “O Hotel Marrecas fechou. O que está acontecendo? Por que estão indo para outros lugares se temos terreno para construção?”
“Antes, éramos destino final, hoje estamos nos tornando o quintal da Rota dos Milagres. Isso é inadmissível. Não temos mais o Festival da Lagosta, passamos um tempo sem o Festival da Mariscada, não temos mais aquela demanda turística, não temos mais cuidado, zelo, crescimento. Não consigo ver isso e fechar os olhos, não podemos deixar Maragogi sofrendo, sendo destruída dia a dia”, desabafou. “Tanto foi feito e tanto está sendo jogado fora, precisamos mudar isso. Maragogi precisa voltar a estar na rota do crescimento, no caminho do desenvolvimento. Vamos fazer Maragogi renascer e voltar ao lugar que sempre foi seu!”, finalizou.