A Campanha de Vacinação contra a Influenza, que vai até o dia 31 deste mês, teve o público-alvo ampliado para toda a população maior de seis meses de idade, conforme anúncio feito pelo Ministério da Saúde (MS). Com isso, a medida entra em vigor nos 102 municípios alagoanos, nesta quinta-feira (2), a partir das 14h, segundo informação do Programa Nacional de Imunização em Alagoas (PNI/AL), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
Para se vacinar, basta comparecer aos postos de imunização em qualquer um dos 102 municípios alagoanos, portando o Cartão de Vacinação. Em Alagoas, até o último levantamento, realizado antes do feriado nacional do Dia do Trabalho, a Campanha de Vacinação contra a Influenza havia atingido 29,16% da população prioritária, uma vez que das 1.228.780 pessoas preconizadas, 294.437 tinham sido imunizadas.
Segundo o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, a vacinação representa a principal estratégia de proteção contra o vírus da Influenza, considerando o aumento de casos. “A imunização é a nossa maior aliada para garantir uma proteção mais eficaz para toda população. Precisamos conscientizar a todos que estamos em um período de aumento de casos e, portanto, é fundamental que todas as pessoas busquem se vacinar”, enfatizou.
Influenza
De acordo com o MS, a Influenza é uma infecção aguda do sistema respiratório e com grande potencial de transmissão. Ao todo, existem quatro tipos de vírus, que são denominados como o A, B, C e D. Os vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus Influenza A responsável pelas grandes epidemias. Entre os principais sintomas da doença estão febre, dor de garganta, tosse, dor de cabeça e dor no corpo.
Agência Alagoas