Maragogi começa a vacinar crianças de 5 a 11 anos contra a Covid nesta segunda (17)

Imagem ilustrativa

O Município de Maragogi começou, nesta segunda-feira (17), a vacinação de crianças contra a Covid-19. Inicialmente, as de 5 a 11 anos com deficiência permanente e/ou comorbidades terão prioridade. Também as de 11 anos sem comorbidades. A vacinação ocorre numa pequena sala do prédio da Secretaria Municipal de Saúde, à Rua Luiz Holanda Cavalcante. No momento, é o único ponto.

Maragogi recebeu apenas 230 doses do imunizante da Pfizer.

O Município seguirá os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde para vacinação de crianças, começando pelas crianças com deficiência permanente ou comorbidades, e seguirá em ordem decrescente de idade, conforme a disponibilidade de doses.

Documentação necessária – Para vacinar crianças será necessário apresentar o CPF ou Certidão de Nascimento e Cartão SUS. Presença dos pais ou responsável, e preenchimento do TERMO DE ASSENTIMENTO PARA ADMINISTRAÇÃO DA VACINA COMINARTY-PFIZER PEDIÁTRICA.

As crianças com comorbidades deverão apresentar a prescrição médica, que ficará retida no local da vacinação.

A vacina da Pfizer para crianças será aplicada em duas doses, com intervalo de oito semanas entre a primeira e a segunda dose, segundo recomendação da Anvisa. Ainda não há definição se haverá dose de reforço para as crianças. Por precaução, a Anvisa recomendou que haja um tempo mínimo de 15 dias entre a aplicação a vacina da Covid e outras do calendário infantil.

A dosagem, a composição e a concentração da vacina pediátrica são diferentes da dos adultos. O frasco da vacina para crianças também terá uma cor diferente da aplicada em adultos, para ajudar os profissionais de saúde na hora de aplicar a vacina. A tampa e a tarja na embalagem são de cor laranja, para diferir da outra, que é roxa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.