Temperatura despenca e Maceió registra segunda madrugada mais fria do ano

Entre 5h e 6h desta terça-feira, a temperatura chegou a 21.2ºC na parte baixa e a 19.5ºC na parte alta da cidade

Seguramente, Maceió teve a segunda madrugada mais fria do ano, segundo análise feita pelo meteorologista Vinicius Pinho, da Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh). Entre 5h e 6h desta terça-feira (6), a temperatura chegou a 21.2ºC na parte baixa e a 19.5ºC na parte alta da cidade.

No dia 26 de junho, de acordo com o especialista, os termômetros registraram 19.4ºC nos bairros da parte alta, sendo, até agora, a temperatura mais baixa de 2021.

Quem saiu de casa no comecinho da manhã, antes do sol nascer, já sentiu que o clima estava bem mais frio. A sensação térmica era bem menor do que a temperatura real, cenário não muito comum no Nordeste. Mas, o meteorologista ouvido pela Gazetaweb diz que tem uma explicação lógica para este fenômeno.

“Geralmente, quando temos uma noite de céu claro e calmaria, as temperaturas mínimas caem mais durante a madrugada. Isso acontece porque toda a radiação que atinge a atmosfera e aquece o solo nessa região durante o dia, acaba se perdendo para a atmosfera durante a noite”, detalhou o profissional.

Pinho acrescentou que, com o céu limpo, sem nuvens, não há barreira natural para manter a radiação ‘presa’ nas proximidades da superfície. Este seria, segundo ele, o fator que provocou a queda nas temperaturas na madrugada. Esta situação pode se repetir nos próximos dias por causa da estação mais fria.

O meteorologista emenda que as temperaturas despencam, entre as 5h e 6h, porque é a última hora antes do sol nascer.

Gazeta Web

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.