Idosa tropeça e cai em fios de internet jogados no chão, no povoado de São Bento, em Maragogi

Dona Irene, uma idosa moradora do povoado de São Bento, município de Maragogi, tropeçou num emaranhado de fios de internet jogados no chão. Apesar de sua vizinha, dona Gabriela Kaiser, ter recolhido uma boa quantidade, até para evitar futuros e maiores acidentes, não foi possível se livrar das dezenas de metros dos fios, vez que estão seguros aos postes.

“Isso é um descaso dessas empresas de internet”, denuncia outra vizinha. “Fazem os serviços e não retiram os fios. Basta a gente dar uma volta pela cidade. É uma danação de fios que deixam por aí, pendurados pelos postes, ou caídos no chão. É feio e perigoso.”

As redes de telecomunicação estão sobrecarregadas de fios e cabos. Em todas as ruas da cidade, é possível verificar a existência de cabos, caídos no chão ou em altura mais baixa que o recomendado e até embolados no meio da rua. Para os especialistas, o excesso de fios e a falta de respeito às normas podem explicar o quadro observado na cidade, mas a situação causa transtornos no dia a dia e pode oferecer riscos para quem transita por esses locais.

De acordo com a norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), todos os cabos dos serviços de comunicação existentes na cidade deveriam ser posicionados, no mínimo, a cinco metros do solo, ocupando uma faixa de até 50cm, o que, na prática nem sempre ocorre.

Apesar de nem todos os fios trazerem riscos, pois muitos não estão energizados, não há como identificar de forma simples quais podem trazer danos. Por isso, os moradores temem os acidentes que podem ser causados por eles, e vivem com insegurança, pois não se sabe quais cabos trazem riscos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.