SMTT de Maragogi prepara ações para garantir trânsito seguro no Carnaval

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

A partir desta sexta-feira (9), a Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) trabalhará ostensivamente, com um corpo de 60 agentes nas ruas, cobrindo todos os turnos, pois há escalas 24h por dia, até o fim do Carnaval, terça-feira (13). Os profissionais atuarão em viaturas, com ampla sinalização, para garantir segurança e fluidez no tráfego durante os eventos carnavalescos, principalmente durante as passagens dos trios elétricos, nos momentos iniciais e finais.

A considerável elevação do fluxo turístico exigiu o aumento do número de profissionais. Apenas para o povoado de Barra Grande, a autarquia destinará 35 agentes. Aquela praia tornou-se o point de Maragogi, e durante o dia necessita de um cuidado especial no trânsito.

“Informamos aos que desobedecerem às leis do trânsito que serão punidos dentro do que manda o Código de Trânsito Brasileiro”, adverte Rodrigo Lyra, superintendente da SMTT. “E o carro guincho estará a serviço para quem obstruir as vias, por exemplo. Mas, friso que seremos flexíveis, pois entendemos que a cidade não oferece estrutura suficiente para punições mais severas. Então, um carro que esteja em cima de uma calçada, de maneira que dê para o pedestre passar, automaticamente ajuda o trânsito a fluir. É até melhor que o veículo esteja lá. Ou outro espaço na mesma condição. Teremos o máximo entendimento.”

O caminhão guincho será utilizado para recolher os carros que obstruírem as vias. Estacionado numa esquina, impedindo que o caminhão do lixo possa executar seus trabalhos. Parado numa faixa de pedestre. Esses serão guinchados.

A orla marítima da cidade, como todos os anos, será interditada, vez que o trio elétrico precisa se locomover ali. “A avenida não tem estrutura para permitirmos o estacionamento de carros”, justifica Rodrigo. “Mas, para os comerciantes, taxistas, bugueiros, esses têm acesso livre até às 14h. Porque a partir das 15h, os blocos começam a desfilar.” Motos também estão proibidas. “Tudo para garantirmos a segurança. E sabemos que nesses dias, algumas pessoas bebem além do normal, então todas as regras que criamos são para evitar incidentes ou acidentes.” Por razões óbvias, as ambulâncias, viaturas e carros de fiscalização terão acesso livros a qualquer hora do dia ou da noite.

Rodrigo ainda solicitar que não coloquem obstáculos na frente das casas para guardar vagas. Porta de casa é rua, é público, não é estacionamento de morador, a não ser que seja garage, ou tenha idoso na residência, quando é permitido, pois o idoso pode precisar de um socorro e tem um automóvel obstruindo a saída.

“Sobre os paredões, serão permitidos nos blocos cadastrados na prefeitura de Maragogi. Os foliões que os usarem para perturbação do sossego alheio, em primeiro momento, a SMTT ou a Guarda Municipal ou a polícia, chegará e pedir para baixar o som. No segundo momento, caso insistam, será feito o recolhimento do mesmo, junto com a força policial. Será lavrado um TCO e o condutor responderá na justiça”, comunica o superintendente.

A SMTT trabalhará em parceria com o 6º Batalhão de Polícia Militar (6º BPM) e com o Batalhão da Polícia Rodoviária (BPRv). O número (82) 99662-0302 estará disponível para qualquer emergência ou reclamação. “O nosso intuito é, ao sermos rigorosos com os condutores, preservarmos a vida do cidadão. No mais, espero que tenhamos um Carnaval de paz e tranquilidade, sem violência. Esse é o maior desejo da SMTT de Maragogi. E se  dirigir, não beba”, finaliza Rodrigo.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.