Alagoas é destaque em revista internacional voltada para o setor do turismo

Publicação na revista Unquiet traz as belezas da Ilha do Ferro e enfoca os incentivos do Alagoas Feito à Mão

Alagoas é destaque na atual edição da revista “Unquiet” especializada no turismo de alto padrão. Com o título “Viagem ao Sertão Arte – O Realismo Fantástico da Ilha do Ferro”, a publicação destaca o estado como um dos mais surpreendentes e belos do Brasil. Entre as páginas 58 e 65 da revista, a reportagem assinada por François Correia, com fotos de Ricardo Ledo, ressalta a arte e as belezas encontradas no povoado Ilha do Ferro, no município de Pão de Açúcar. O autor pontua ainda que o local tem uma história rica, que se reflete na cultura popular.

Em outro momento, o jornalista também destaca a habilidade dos artistas e que o trabalho realizado por eles tem relação com o programa criado em 2015 pelo Governo de Alagoas, Alagoas Feito à Mão, que vem revelando o talento de homens e mulheres que utilizam diferentes matérias-primas para produzir suas peças.

Presente nos 102 municípios alagoanos, o programa já cadastrou mais de 15 mil artesãos, de acordo com dados do Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB). O mapeamento é essencial para preservar o legado criativo, manter a identidade cultural e fomentar a arte popular no estado. Dessa forma, o Alagoas Feita à Mão acompanha o ciclo de produção, capacita e orienta o artesão com o objetivo de promover a melhoria da qualidade de vida de milhares de famílias, que graças à visibilidade de seus trabalhos vivem da arte que produzem.

Na página 62, ao escrever que são verdadeiros “contos em madeira” François ressalta os nomes dos artistas locais, a exemplo de Cícero Alves, Clemilton, Jasson e suas carrancas, além de Aberaldo Lima. Já na página 64, o jornalista destaca a gastronomia local, que vai desde pescados frescos até o “delicioso” hot bode em pão de macaxeira. Ele finaliza o texto dizendo que cada momento na Ilha do Ferro foi uma imersão na beleza autêntica e na riqueza cultural do “nosso Brasil singular”.

A reportagem também pode ser acessada na plataforma multimídia pelo https://revistaunquiet.com.br/brasil/viagem-dicas-ilha-ferro-alagoas/

Agência Alagoas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.