Marco dos Corais conquista segundo lugar em Prêmio internacional de Arquitetura

Projeto alagoano se classificou entre os 15 finalistas e ficou à frente de projeto de Lisboa, em Portugal

Um dos principais projetos arquitetônicos do estado de Alagoas, o Marco dos Corais conquistou o segundo lugar no Prêmio Obra do Ano 2024, realizado pela ArchDaily. O projeto alagoano concorreu com obras nacionais e internacionais e se classificou para a segunda etapa da premiação entre 15 finalistas.

Em sua oitava edição, o prêmio elegeu, por voto popular, os três melhores projetos de arquitetura de obras em países lusófonos. Com mais de 50 mil votos, o Marco dos Corais ficou atrás apenas do Hospital Veterinário Escola da Unileão, no Ceará. Em terceiro lugar ficou a intervenção urbana em uma antiga fábrica de biscoitos em Lisboa, Portugal.

De acordo com a secretária de Estado do Turismo de Alagoas, Bárbara Braga, a conquista do prêmio internacional de arquitetura consolida o Marco dos Corais como uma importante intervenção urbana. “Com esta obra tão importante para o nosso estado, conseguimos contemplar a beleza das nossas praias em um ambiente que agrega modernidade e conforto, tornando-se uma importamte área de lazer. Além de ser um dos principais atrativos turísticos da capital alagoana, o espaço, de estilo mais limpo e harmônico com a natureza, também respira consciência ambiental”, concluiu a secretária.

O Marco dos Corais, situado no bairro da Ponta Verde, tem seu projeto assinado pelo escritório alagoano Angeli Leão. Inaugurado em 2022, pelo Governo de Alagoas, a obra se tornou um ponto de referência entre os alagoanos e visitantes. Dispondo de uma vista privilegiada do litoral e um amplo espaço de recreação, a obra atende a todos os públicos que movimentam o ponto turístico diariamente.

Aberto 24h, o espaço possui visitação gratuita e conta com uma passarela de alumínio, de onde é possível observar a movimentação do mar embaixo do monumento, como também um caminho com luminárias especiais de alumínio e luzes de LED, que mostra todas as praias de Alagoas e Pernambuco que fazem parte da Costa de Corais,  maior unidade de conservação ambiental marinha costeira do Brasil. Uma instalação com luzes de fibra óptica forma ainda uma rosa dos ventos, apontando, a partir daquela posição, os pontos cardeais Norte, Sul, Leste e Oeste.

Ascom Setur

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.