Consciência Circular: uma solução para o problema dos resíduos sólidos

Muito se discute sobre a geração de resíduos sólidos no Brasil e os problemas socioambientais que isso acarreta. Sem dúvida, uma questão urgente! Mas, você sabe qual a situação atual dos resíduos sólidos no Brasil?

Em 2022, produzimos 81,8 milhões de toneladas de resíduos nas áreas urbanas, o que representa 224 mil toneladas diárias. Cada pessoa gerou, em média, 381 kg por ano, o que significa mais de um quilo de lixo por dia.

O número não seria tão impactante para o meio ambiente e a economia, se tanto resíduo fosse reaproveitado ou reciclado. Mas, no Brasil, somente 4% passa por esse processo, segundo a Abrelpe, Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais.

Dar um novo destino a materiais que seriam descartados com resíduos não recicláveis, isto é, aqueles que não podem ser reutilizados e/ou transformados em outros produtos, é um ato de conservação ao meio ambiente e ao equilíbrio ecológico, diminuição e prevenção de riscos na saúde pública e impactos ambientais, bem como redução de exploração de recursos naturais, são alguns benefícios dessa prática.

A quantidade de resíduos produzidos pelas atividades humanas já é um problema mundial. Notícias sobre o impacto dos plásticos no meio ambiente, principalmente na vida de animais marinhos, são frequentes. Uma das soluções mais importantes para esse problema é a reciclagem.

A reciclagem é o processo de reaproveitamento do resíduo descartado, dando origem a um novo produto ou a uma nova matéria-prima com o objetivo de diminuir a produção de rejeitos e o seu acúmulo na natureza, reduzindo o impacto ambiental.

Alguns materiais demoram centenas de anos para se decompor, por isso, a comunicação e a conscientização sobre seu consumo, uso, reaproveitamento e descarte adequado é essencial para construir uma sociedade.

Apesar de o Brasil reciclar pouco seus resíduos, somos recordistas mundiais de reciclagem de alumínio. O Brasil deu a destinação correta para 99% das 15 mil toneladas do material que foi colocado no mercado, com o apoio de uma rede que envolve os catadores e as cooperativas. Já em relação ao índice de reciclagem dos plásticos, este é baixíssimo, apresentando o principal desafio do mercado da reciclagem no Brasil, que é o 4º maior produtor de lixo plástico do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, China e Índia. O país também é um dos que menos reciclam este tipo de lixo: apenas 1,2% são reciclados.

Quando reciclamos, damos nova função aos materiais, estamos contribuindo com a conservação ambiental. Ao reciclarmos papel, reduzimos a produção deles, logo, diminuímos a derrubada de árvores que são sua matéria-prima e, consequentemente, ajudamos na conservação de muitos animais que se abrigam em árvores. Ou seja, a reciclagem é um ciclo de benefícios. Ela é uma das maneiras mais eficazes de proteger nossa biodiversidade e prezar pelos recursos naturais. Além disso, elas contribuem para a redução de desastres ambientais, como enchentes, contaminação de rios, mares e solos, e reduzem a poluição tal maléfica para os seres vivos.

Então, você já inseriu a reciclagem no seu dia a dia? Reduza, Reutilize e Recicle.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também