Alagoas já registrou dois tremores de terra este ano

Laboratório Sismológico da UFRN informou que as atividades foram de baixo risco

O Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) informou que foram registrados dois tremores de terra em Alagoas neste ano. Os casos aconteceram em Atalaia, no dia 18, e no município de São Braz, no dia 20 deste mês.

A atividade sísmica em São Braz ocorreu às 00h17 UTC (09h17 no horário de Brasília), e teve magnitude preliminar calculada de 2.2 mR. Não há informações se a população conseguiu sentir o tremor.

Já em Atalaia, o tremor ocorreu às 15h12 UTC, com magnitude calculada em 1.6 mR. A hora dos tremores são em UTC e representa 3 horas a mais da hora local.

O LabSis ainda informa que os tremores em Alagoas são considerados de baixo risco. Eles são avaliados pela Escala Richter, uma das principais formas de medir a intensidade dos abalos. A Richter funciona da seguinte forma: um tremor menor que 3,5 geralmente não é sentido, mas é gravado por sensores sismológicos; um tremor entre 3,5 e 5,4 às vezes é sentido pela população, mas raramente causa danos; entre 6,1 e 6,9 ele pode ser destrutivo em áreas em torno de 100 km do epicentro; no caso dos tremores classificados entre 7,0 e 7,9, sérios danos podem ser causados numa grande faixa; por fim, os terremotos de 8 ou mais podem causar danos graves em muitas áreas, mesmo que estejam a centenas de quilômetros.

O Laboratório Sismológico da UFRN monitora e divulga toda atividade sísmica que ocorre em Alagoas e nos demais estados do Nordeste.

Gazeta Web

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.