Crianças e jovens de Barra Grande participam do 1º Sarau de Poesia

Na manhã dessa sexta-feira (21) de outubro, mês das crianças, foi realizado o 1⁰ Sarau da EMEB Antônio Verçosa Coelho, localizada em Barra Grande, município de Maragogi, Alagoas. Os alunos do pré-escolar ao quinto ano do Ensino Fundamental realizaram oficinas, conheceram poemas e a biografia dos poetas Vinicius de Moraes e José Paulo Paes e das poetisas Cecília Meireles e Roseana Murray, produziram poemas inspirados pelo saudosismo da infância, as brincadeiras, os diretos das crianças e as peripécias de serem meninos e meninas que brincam, transformam suas realidades em poesia.

“‘Vamos brincar de poesia?!’” é o convite feito pelo poeta José Paulo Paes em seu poema”, conta o professor e escritor Anderson Peace. “Convite prontamente aceito pelos alunos, que apresentaram músicas, poemas e danças que remetem ao amor à infância, às brincadeiras infantis e aos diretos das crianças. Poetas como José Paulo Paes, Cecília Meireles, Vinicius de Moraes, Roseana Murray, Ruth Rocha, Milton Nascimento foram homenageados pelos alunos.”

Os docentes trabalharam durante dois meses com poemas e músicas relacionados à valorização das brincadeiras infantis e os direitos das crianças. Foram atividades realizadas durante as aulas, favorecendo o contato com a arte poética e a cultura popular. “Foi muito gratificante ver, além dos professores e dos alunos, também os pais e toda a comunidade prestigiarem o 1⁰ Sarau de poesias. Foi uma manhã ímpar, marcada pela dedicação dos alunos e professores. Um dia que ficará para sempre nos corações dos que prestigiaram as apresentações”, prossegue Anderson.

Segundo o professor, os alunos brincaram com as palavras, sensibilizaram-se com a arte poética, produziram poemas e se encantaram com a poesia. “Seguindo o conselho do poeta, que nos diz que ‘Brincar com as palavras é como brincar com bola, papagaio e pião…’ Porém, o poeta José Paulo Paes nos avisa: ‘Só que bola, papagaio e pião se gastam… As palavras, não. Elas sempre se renovam! Como o dia, como a água do rio que é sempre nova.

Fica o convite do poeta e dos alunos da EMEB AntônioVerçosaCoelho: ‘Vamos brincar de poesia?!’”, provoca Anderson.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.