Resultado das eleições em AL deve ser conhecido até às 21h, afirma presidente do TRE

Desembargador Otávio Leão Praxedes disse, ainda, que votação segue dentro da normalidade no Estado

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Otávio Leão Praxedes, disse, em entrevista neste domingo (30), que o resultado das eleições em Alagoas deve ser divulgado entre 20h e 21h de hoje. Ele disse, também, que a votação em todo Estado segue dentro da normalidade. O presidente destacou a presença de militares do Exército nos 27 municípios que receberam reforço das Forças Armadas.

“As eleições no estado de Alagoas estão transcorrendo dentro da normalidade. Ao todo, 90 juízes estão trabalhando no processo eleitoral do segundo turno, 27 municípios estão tendo a presença do Exército Brasileiro, que está fazendo um trabalho compartilhado com a Polícia Militar, tudo dentro do normal. Acredito que vai ser uma eleição normal, não somente no processo de votação, mas também no processo de resultado, e o resultado com previsão para que possa ocorrer entre 20h e 21h. O processo de apuração terá início às 17h, em todas as seções eleitorais. Creio que, pelo fato de a campanha eleitoral do segundo turno envolver somente dois candidatos, o resultado vai sair com muita rapidez”.

Sobre a preocupação das autoridades com possíveis episódios de violência no decorrer da votação e também ao final, com a apuração e divulgação do resultado, o presidente afirmou que as Forças de Segurança montaram um plano estratégico para lidar com a situação.

“A preocupação às vezes existe, mas as Forças de Segurança já apresentaram seus trabalhos, seus planos estratégicos, e elas vão possibilitar esse clima de tranquilidade. Se houver qualquer dificuldade no decorrer da votação, a própria Polícia Militar e o Poder Judiciário Eleitoral saberão adotar medidas necessárias para prevenir esses abusos”, afirma.

Assim como no primeiro turno, uma preocupação do TRE é o lixo eleitoral que fica espalhado pelas cidades ao fim do pleito. Com relação a isso, o desembargador ressaltou que a Corte está fazendo cumprir a legislação eleitoral, de forma a impedir tais atos.

“Temos uma juíza que fica com essa responsabilidade de fazer cumprir a legislação eleitoral, porque a legislação é feita dentro das regras estabelecidas no processo eleitoral. No dia de hoje as coligações de alguns candidatos ficam divulgando e distribuindo panfletos, coisa que não deveria existir porque a propaganda eleitoral já está esgotada, mas existe uma juíza que está atuando para coibir esses atos viciosos no processo eleitoral”.

Gazeta Web

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.