Lula vence Bolsonaro e é eleito novamente presidente do Brasil

O metalúrgico irá governar pelos próximos quatros anos o (2023-2027)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, (PT) venceu as eleições para presidente da República, de acordo com as informações matemáticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Durante todo o dia houve os eleitores foram às urnas. Houve denúncias contra órgãos oficiais do governo impedindo eleitores de irem votar, porém as eleições aconteceram com tranquilidade.

Bolsonaro é o primeiro presidente da história a perder uma disputa de segundo turno e o primeiro presidente a não ser reeleito. Lula fará pronunciamento oficial em breve, assim como Bolsonaro.

Lula ganhou em boa parte dos votos de outros países. Na França, segundo a consolidação dos boletins de urnas afixados no local de votação, o ex-presidente venceu com grande margem, registrando 82,94% dos votos, e Bolsonaro ficou com 17,06%. Na Finlândia, também o petista saiu vitorioso, com 73,1% dos votos ante 26,9% do atual presidente. Na Alemanha, com quase 90% das urnas computadas, Lula também liderava com mais de 60% dos votos. Bolsonaro venceu na Grécia, com 55,7% dos votos contra 44,3% de Lula.

Trajetória de Lula

Nascido em outubro de 1945, Caetés, na época distrito de Garanhuns, agreste Pernambucano, Luiz Inácio Lula da Silva foi por duas vezes presidente do Brasil e líder mundial no combate à fome e à desigualdade.

Aos 15 anos Lula participou do curso de profissionalização em torneiro mecânico do Senai o que lhe rendeu seu primeiro diploma, de operário especializado. Pouco tempo depois, como estagiário da Fábrica de Parafusos Marte, recebeu sua primeira remuneração: meio salário mínimo.

Em seus governos, o agora presidente eleito (2023-2027) e O PT fizeram mais escolas técnicas no Brasil do aquelas construídas ao longo dos 93 anos anteriores. Foram 422 instituições construídas entre 2003 e 2016, contra 140 escolas técnicas construídas entre 1909 e 2002.

Entre 1969 e 1972, como suplente da diretoria, Lula ainda trabalhava no chão da fábrica, mas já era chamado para atuar em negociações. Em 1972, foi convidado a se tornar primeiro-secretário do departamento jurídico do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema, então presidido por Paulo Vidal. Entre 1975 e 1978, foi presidente do Sindicato dos Metalúrgicos.

No dia 13 de março de 79, tem início a primeira greve geral de uma categoria de trabalhadores desde 1968. Metalúrgicos do ABC paulista reivindicam reajuste de 78,1%. A primeira assembleia da greve aconteceu no estádio da Vila Euclides. Na falta de palanque e sistema de som, Lula, então presidente do sindicato, falou de cima de uma mesa de escritório usando um megafone. Suas palavras eram repetidas em coro pelos trabalhadores mais próximos e repassadas pelos que estavam atrás.

A greve durou duas semanas e foi suspensa por 45 dias. Ao final, a categoria obteve reajuste salarial de 63%, maior conquista salarial do período. A greve mobilizou 200 mil trabalhadores. “Que ninguém, nunca mais, ouse duvidar da capacidade de luta dos trabalhadores”, disse Lula.

Ao longo de 1979, mais de 3 milhões de trabalhadores brasileiros entraram em greve. Ao menos 3 operários foram mortos: Santo Dias, em São Paulo, Orocílio Martins e Guido Leão, em Belo Horizonte.

Enquadrado na Lei de Segurança Nacional por promover greve e incitar publicamente a “subversão da ordem político-social”, Lula permaneceu 31 dias detido no Dops de São Paulo com outros dirigentes sindicais.

Nas eleições para a Câmara dos Deputados de 1986, Lula foi o deputado federal mais votado do Brasil, com 650.134 votos.

Em 05 de outubro de 1988, entrou em vigor a Constituição Cidadã, com intensa participação popular. Lula foi um dos três deputados constituintes a apresentar a proposta de emendas populares à Constituição, assinadas por no mínimo 30 mil cidadãos. Foram entregues 122 propostas populares, das quais 83 cumpriram os requisitos regimentais.

Em 1989, Lula se candidatou pela primeira vez à presidência da República. Foram 22 concorrentes no primeiro turno, incluindo nomes como Ulysses Guimarães, Mario Covas, Leonel Brizola e Paulo Maluf. Lula foi para o segundo turno e perdeu para Fernando Collor, por 53% contra 47%.

Durante sua segunda candidatura para presidente da República, Lula perdeu para Fernando Henrique Cardoso, ministro da Fazenda de Itamar Franco, um dos responsáveis pelo Plano Real. FHC foi eleito no primeiro turno com 54,2% dos votos, contra 27% de Lula.

Em 1998, Lula se candidata pela terceira vez ao cargo de presidente, na primeira eleição brasileira com possibilidade de reeleição presidencial (aprovada pelo Congresso no ano anterior). FHC é reeleito no primeiro turno com 53,06% dos votos contra 31,71% de Lula.

Em 2002, a votação em segundo turno das eleições presidenciais aconteceu dia 27 de outubro de 2002, dia do 57° aniversário de Lula. No dia seguinte, Lula anunciou a primeira política pública de seu governo, o Fome Zero, que seria implementada 30 dias após sua posse e se tornaria o embrião do Bolsa Família, maior programa de transferência de renda do mundo.

Em 2006, Lula foi novamente eleito presidente do Brasil com 60,83% dos votos válidos no segundo turno, contra Geraldo Alckmin (PSDB).

Erradicar a fome no Brasil sempre foi um dos principais objetivos de Lula. “Se ao final do meu mandato, todos os brasileiros tiverem a possibilidade de tomar café da manhã, almoçar e jantar, terei cumprido a missão da minha vida”, disse o presidente em seu discurso de posse. Lula implementou o maior programa de transferência de renda do mundo, o Bolsa Família, premiado internacionalmente e modelo para programas em outros 20 países. Em 2011, Lula recebeu o World Food Prize, prêmio concedido a pessoas que deram contribuições relevantes ao combate à fome no mundo. Em 2014, na gestão de Dilma Rousseff, o Brasil saiu do mapa da fome da ONU.

No dia 07 de abril de 2018, Lula foi preso pela segunda vez, no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Em seu último discurso, Lula disse: “os poderosos podem matar uma, duas ou três rosas. Mas jamais conseguirão deter a chegada da primavera. E nossa luta é em busca da primavera”. Lula foi preso no dia do aniversário de Marisa.

Quando foi preso, Lula liderava com ampla margem as pesquisas para o pleito eleitoral de 2018, com projeção de vitória no primeiro turno.

No dia 8 de novembro de 2019, Lula foi finalmente solto, após decisão do Supremo Tribunal Federal que decretou a inconstitucionalidade da prisão antes do trânsito em julgado.

Em decisões históricas, o Supremo Tribunal Federal declarou nulas todas as sentenças contra ele. O STF considerou a 13ª Vara Federal de Curitiba incompetente para julgar os processos e, principalmente, julgou o ex-juiz Sérgio Moro suspeito na condução dos processos contra o ex-presidente. Ninguém concorreu a tantas eleições presidenciais desde o fim da República Velha (1889-1930).

Jornal de Alagoas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.