O maior produtor de coentro de Maragogi

Na semana do agricultor, vamos conhecer Marcos Costa, do Assentamento Aquidabam

Dá gosto de ver. E respirar. Tudo verde, arrumadinho e bonito. E o que é melhor: com cara de planta saudável. “A plantação é resultado de um trabalho sem nenhum agrotóxico”, já garante o agricultor Marcos Costa, de 38 anos, que investe, principalmente, na produção de coentro, sua especialidade. “Aqui tudo é plantado, cultivado e colhido de forma bem natural.”

Mas ele também aproveita o espaço da terra para plantar banana e mamão. Tudo sem produto químico, o que é chamado de orgânico, revela, mostrando, orgulhoso, o plantio em sua parcela localizada no Assentamento Aquidabam, zona rural do município de Maragogi.

O produtor rural trabalha com orgânicos desde que se entende por gente. Apesar de ter cursado o nível médio, Marcos nunca quis trabalhar para ninguém. Optou por seguir a tradição familiar. “Muita gente pergunta por que nunca procurei emprego em hotel, por exemplo. Quero nada. Aqui tá bom. Não tem coisa melhor do que trabalhar pra gente mesmo.”

O plantio é feito em canteiros definitivos, com altura entre 30 e 50 centímetros e largura de 0,90 a 1,00 metro. As sementes são distribuídas com as próprias mãos, diretamente em pequenos sulcos no solo organizados em algumas fileiras. Depois da colheita, o coentro é vendido num supermercado da cidade. A banana e o mamão são levados para a Ceasa (Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco), em Recife. Marcos compra a semente do coentro em Maragogi.

O coentro, segundo Marcos, tem um ciclo de um mês e uma semana, e é cultivado o ano inteiro. “No verão, a gente mistura a terra com barro. No inverno, fazemos um rodízio da terra. Depois que colhemos, deixamos aquela ali, esquecida durante um tempo, para se recuperar”, segreda o produtor rural. “A forte chuva não prejudica, a água escorre por entre os canteiros.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.