Secretaria de Meio Ambiente de Maragogi garante que fotógrafos subaquáticos não serão impedidos de operar nas piscinas naturais

Órgão municipal esclarece que pretende qualificar o serviço, padronizando as regras do ordenamento e promovendo a conservação biológica na APA-Costa dos Corais.
Foto: internet

Acerca da polêmica envolvendo os profissionais autônomos que operam nas piscinas naturais de Maragogi, mais especificamente os fotógrafos subaquáticos, de que estariam proibidos de exercerem sua função, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do município emitiu nota nesta quarta-feira (4), esclarecendo alguns pontos.

Segundo a Secretaria, não houve proibição dos fotógrafos subaquáticos, mas o novo PUP (Plano de Uso Público) pretende qualificar o serviço, evoluindo assim a atividade, padronizando as regras do ordenamento e promovendo a conservação biológica na APA-Costa dos Corais.

“Por isso, houve mudança no nome da atividade para ‘condutor desembarcado’, onde o mesmo poderá fazer flutuação, mergulho livre, mostrar os corais para os turistas e também fazer os registros fotográficos. Este será credenciado através de edital de condutor de visitante”, prossegue a nota.

Ainda de acordo com o órgão municipal, “a motivação para essa mudança por parte do ICMBio foi tentar tirar o foco do serviço na fotografia e buscar coibir o uso de comida ou ração para atrair os peixes, tendo em vista que esta prática se mostrou com potencial de desequilíbrio ambiental, prejudicando nossa natureza, o que não podemos deixar acontecer”.

“Deixamos claro que jamais fomos contra os fotógrafos subaquáticos, e reafirmamos que faremos o possível para que os fotógrafos não sejam prejudicados, garantindo assim o sustento das famílias que dependem diretamente desta atividade”, garante o secretário Gabriel Vasconcelos.

Uma resposta

  1. Antes de se preocupar com os fotográfos, a prefeitura e o meio ambiente deveria fiscalizar, limpar os lixos nas poucas entradas da orla e as barreiras construídas por particulares para conter o avanço do mar em Barra Grande, pois tem muito lixo nas praias , são plásticos e garrafas deixadas nas festas noturnas, e também acabar com a buraqueira nas ruas e as lamas, a rua da Praia por exemplo em Barra Grande está horrível, os turistas passam e já estão reclamando direto , tem carro até que perdeu placa, desse jeito os turistas não voltam mais, Tem que asfaltar antes do verão.
    Sem turista não tem dinheiro na região. Não tem passeio , não tem fotografo, não tem emprego.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.