Sindicato dos Jornalistas repudia conduta intimidatória do presidente da Câmara de Porto Calvo contra jornalista

Ronaldo Souza, vereador por Porto Calvo. Imagem: redes sociais

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Alagoas (Sindjornal) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) vêm a público manifestar total repúdio à conduta intimidatória do Presidente da Câmara Municipal de Porto Calvo, Ronaldo Silva Souza – PL, contra o jornalista Esmerino de Lima Neto.

O Sindjornal lembra ao presidente do poder legislativo municipal que é dever de qualquer cidadão cobrar dos seus representantes o cumprimento de seus deveres para com a sociedade. O jornalista Esmerino estava no exercício da função quando mostrou, nas publicações, quais eram as expectativas do povo para com os vereadores de Porto Calvo.

O Sindicato dos Jornalistas de Alagoas vê como forma de intimidação e constrangimento a atitude do Presidente da Câmara, Ronaldo Silva, ao convocar o Jornalista para se explicar sobre as publicações, em uma sessão pública na Câmara Municipal.

Ao invés de tentar impedir o pleno exercício da profissão do jornalista, o vereador Ronaldo Silva deveria acionar as polícias civil e federal para identificar e prender os responsáveis pela criação de um perfil falso nas redes sociais, usado para cometer crimes cibernéticos e disseminar discursos homofóbicos contra o jornalista.

A defesa da liberdade de expressão é um princípio caro para o Sindjornal e Fenaj, portanto, reafirmamos a nossa total solidariedade ao jornalista Esmerino Neto. Por fim, reiteramos que não aceitamos qualquer tipo de censura, cerceamento ou intimidação aos jornalistas no exercício de sua atividade profissional, pois qualquer ataque nesse sentido também significa uma grave ameaça ao Estado Democrático de Direito.

Sindicato dos jornalistas Profissionais de Alagoas e Federação Nacional dos Jornalistas

Sindjornal – Sindicato dos Jornalistas do Estado de Alagoas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.