Combustíveis: Lira recua sobre ICMS e culpa dólar e preço do barril por crise

Presidente da Câmara almoçou com líderes para encontrar alternativas para baixar preço da gasolina, do gás e do diesel

Um dia depois de culpar os governadores pelo aumento dos combustíveis, em um discurso no interior de Alagoas ao lado do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), almoçou com líderes da base nesta quarta-feira (29) com o objetivo de achar uma alternativa legislativa para solucionar o problema. A reunião, no entanto, foi inconclusiva.

Após o encontro, Lira recuou de seu discurso feito na terça, quando disse que os impostos estaduais são responsáveis por fazer o combustível ficar mais caro.

Nesta quarta, ele apontou que não é necessariamente o imposto estadual que provoca o aumento, mas a variação do dólar e o preço internacional do barril.

“Não é o ICMS que puxa o aumento do combustível, mas toda vez que o petróleo e o dólar puxam o aumento do combustível, o ICMS é alterado e os estados estão, necessariamente, arrecadando mais”, explicou.

Um dia antes, Lira havia dito para uma plateia durante um evento com Bolsonaro, no município de Teotônio Vilela, seu reduto político: “Sabe o que faz o combustível ficar caro? São os impostos estaduais. Os governadores têm que se sensibilizar”.

Metrópoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.