Aos 16 anos, jovem morador do Jacintinho é responsável pelos cartazes dos filmes da Netflix

Gabriel Pereira é designer autodidata e foi contratado por um estúdio argentino que trabalha com a gigante do entretenimento mundial

O Jacintinho é o segundo maior bairro de Maceió em número de moradores, com suas grotas e ladeiras, ruas estreitas e um vasto comércio distribuído pela geografia acidentada abrigando mais de 200 mil pessoas. De lá, vários talentos já surgiram, como as cantoras Alice Goreti, Mary Alves, Danny Bond, o escritor Jean Albuquerque, além do Mc Tribo, um dos grandes representantes do hip-hop alagoano.

Outro sucesso proveniente do “Jaça” pode até ser menos conhecido, mas o resultado de suas criações você provavelmente já viu, ao “zapear” pela tela de um dos principais canais de streaming do mundo, a Netflix.

Seu nome é Gabriel Pereira. Aos 16 anos ele é designer autodidata e já trabalhou em inúmeros posters de filmes e séries da plataforma por assinatura, como, por exemplo, a série colombiana Gol Contra, o filme americano O Telefone do Sr. Harrigan, ou o mexicano Que Culpa Tem o Carma?. A infantil e fantasmagórica Cachorrinhos do Outro Mundo e a intrigante Togo, também tiveram suas artes de capa produzidas pelo artista maceioense.

Em entrevista exclusiva ao Jornal de Alagoas, Gabriel conta que seu trabalho junto à gigante do entretenimento mundial começou quando uma agência argentina viu seu “jobs” de criação, retoque e pós-produção em uma plataforma de armazenamento que funciona como portfólio para designers. Contratado, ele começou a produzir para a Netflix e e outras empresas de entretenimento.

Filho de dona de casa com a única renda familiar – antes dele trabalhar profissionalmente – o emprego do pai, Gabriel se mantém humilde. “Como eu ainda estou no começo de tudo e ainda aprendendo muito, acredito que vai ter muitas coisas boas pela frente na minha carreira”, diz, esperançoso.

O garoto que estuda na Escola Estadual Professor Rosalvo Lobo, conta que antes da Netflix começou a fazer suas primeiras imagens como uma brincadeira sem nenhuma intenção, com um notebook que havia ganhado do pai.

“Meus pais me apoiam, mas ficaram preocupados, acharam e não acreditavam muito que iria dar certo. Depois ficaram muito felizes por mim e sem acreditar nisso tudo que estava acontecendo”, conta, sobre o contrato com a empresa argentina e sobre os cartazes produzidos no Jacintinho e que estampam telas em todo o mundo.

O jovem estudante de escola pública diz que suas inspirações no universo do design são o americano Dylan Cole, que já fez trabalho para filmes como Malévola, Avatar e Tron e o diretor de arte brasileiro Jack Usepho. “Já tive a honra de fazer alguns projetos em parceria com ele”, diz, orgulhoso. “Gosto muito de concept arts, que são pré-produções/conceitos que são muito utilizados em videogames e filmes”, completa Gabriel.

Ele acredita também que pode inspirar outros jovens alagoanos a seguirem caminhos positivos e de sucesso.

“Tem um mundo muito grande para nois [sic] e com ajuda da internet você consegue contatos de várias pessoas ao redor do mundo”. Perguntado sobre o sentimento atual, Gabriel é categórico: “gratidão e felicidade”.

Jornal de Alagoas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.