Festival de Berlim: filme alagoano traz prêmio para o Brasil

(Foto: Renata Baracho - Divulgação)

O filme alagoano Infantaria dirigido por Laís Santos Araújo e produzido por Pedro Krull, foi premiado no Festival de Berlim (Berlinale), considerado um dos mais importantes do mundo. A obra de 24 minutos recebeu a principal premiação do júri oficial em sua categoria, o Prêmio Especial do Júri Internacional para o Melhor Curta-Metragem, dentro da mostra competitiva Generation 14plus. Segundo a Berlinale, a Mostra Generation é focada em filmes contemporâneos de linguagem cinematográfica instigante que exibem pontos de vista de protagonistas jovens.

De acordo com o juri internacional, composto por Kateryna Gornostai (Ucrânia), Fion Mutert (Alemanha) e Juanita Onzaga (Colômbia), Infantaria “é um conto atmosférico, que constrói um mundo cinematográfico único, onde ser mulher possui uma forma complexa em cada um de de seus personagens”. A justificativa pelo prêmio também declara que o curta “é cheio de camadas, e evoca a importância da solidariedade entre mulheres através de seus enquadramentos que parecem pinturas e de suas cores vívidas.”

Infantaria acompanha Joana (Ana Luiza Ferreira), uma garota que está prestes a completar 10 anos e sonha em adiantar sua puberdade. Durante o dia do seu aniversário, a visita inesperada da adolescente Verbena (Karolayne Rayssa) dá a Joana formas de realizar seu sonho – mas de um jeito doloroso. O filme, produzido pelas produtoras Aguda Cinema e Estranha Força, foi gravado inteiramente no município da Barra de São Miguel, Alagoas, e financiado através da Lei Aldir Blanc. Na mostra Generation, o filme de baixo orçamento concorreu com 14 produções de diferentes países, como Alemanha, China, Itália, África do Sul, Hungria, Estados Unidos e Irã.

Antes da estreia internacional na Berlinale, a obra havia sido exibida e recebido prêmios em festivais nacionais, como o Grand Prix no Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro, prêmio que permite ao filme ser considerado para uma vaga no Oscar. Nos próximos meses, o filme tem exibições previstas no Festival de Dresden (Alemanha) e no Festival Internacional de Cinema de Cartagena de Indias (Colômbia).

Sobre a diretora 

Nascida em Maceió em 1993, Laís Santos Araújo é diretora e roteirista. Seu primeiro curta-metragem de ficção “Como ficamos da mesma altura” foi selecionado para o Festival de Rotterdam (2020). Seu roteiro longa-metragem Marina, que deve ser filmado ainda em 2023, foi escolhido pelo fundo de desenvolvimento Hubert Bals Fund, recebeu prêmio de Melhor Roteiro no Holland Film Meeting e fez parte do mercado curatorial CineMart. Ela fundou a produtora alagoana Aguda Cinema e desenvolve atualmente um novo longa-metragem que compartilha o mesmo universo com o curta Infantaria.

Alagoas24horas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.