José Valdemar é semifinalista em prêmio internacional de literatura

Foi divulgado, na tarde dessa sexta-feira (29), o resultado do 4º Prémio Internacional Pena de Ouro, realizado pela editora Casa Brasileira de Livros. Na relação dos 58 semifinalistas, está o escritor maragogiense José Valdemar de Oliveira, com a obra não inédita Miss Vaga-Lume. O concurso literário teve 2.117 inscritos, entre poemas e contos, de autores de países de língua portuguesa.

Fomentar a integração da lusofonia é uma das principais motivações do Prêmio Pena de Ouro. O conceito de lusofonia abrange o total de países que tem como oficial a língua portuguesa, incluindo Macau, região administrativa da República Popular da China, e excluindo Guiné Equatorial, onde a língua portuguesa é oficial, mas não é usada de fato pela população.

Pelo edital, poderiam participar autores de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, além de um formulário para pessoas de outras nacionalidades que escrevem em português. Os três melhores colocados da presente edição receberão, divididos entre si, um total de R$ 40.000,00.

Compuseram o corpo de jurados da presente edição: Gabriel Figueiraes (Brasil), Lukeno Alkatiri (Timor-Leste), Rosa Soares (Angola), Lucas M. Carvalho (Brasil), Sebastião Burnay (Portugal), Alvaro Taruma (Moçambique), Orlando Piedade (São Tomé e Príncipe), Tony Tcheka (Guiné-Bissau), Ricardo Movits (Brasil), Yao Feng (Macau) e Arménio Vieira (Cabo Verde).

José Valdemar

Recebeu o primeiro prêmio de literatura aos 20 anos, num concurso promovido pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), em 1985. Foi agraciado com o Prêmio Graciliano Ramos da Academia Alagoana de Letras, de melhor romance, em 1998. Esteve entre os 20 finalistas do Concurso de Contos Guimarães Rosa, promovido pela Radio France Internationale, concorrendo com quase duas mil obras de autores de vários países de língua portuguesa. Recebeu a Medalha de Bronze da Revista Brasília, em 1999, no XII Concurso Nacional de Contos. No mesmo ano, obteve a primeira colocação no I Concurso de Literatura Alagoana, categoria conto, realizado pela Secretaria Estadual de Cultura. Ainda da Academia Alagoana de Letras, ganhou o Prêmio Guimarães Passos, gênero conto, em 2001. Nas duas edições do concurso de contos promovido pela Associação Alagoana de Imprensa, conseguiu, respectivamente, a quarta e a segunda colocações. Desde 2014 integra o seleto grupo de autores da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, com uma obra escolhida a partir do Edital Para Publicação de Obras Literárias – um dos certames mais disputados do meio cultural de Alagoas. Segundo comunicado da Imprensa, “a aprovação da obra ‘O inferno são os outros’ no edital realizado pela Imprensa Oficial Graciliano Ramos é um atestado do alto nível artístico desta obra, tendo em vista que este texto foi vencedor de um os concursos literários mais disputados do estado. A avaliação do livro foi realizada por uma equipe de pareceristas organizada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL), em um grupo formado por mestres e doutores em Letras e Linguística.” Em 2015, foi o terceiro colocado no XII Prêmio Barueri de Literatura (São Paulo), categoria conto.

Obras publicadas: Vapor Barato, ed. 7Letras, RJ, 2007 (contos); O Inferno São os Outros, ed. CEPAL, 2014 (romance); Domingo é Dia de Morrer, ed. Penalux, SP, 2017 (contos); O Sexo de Judas, ed. Penalux, SP, 2018 (romance); Casa de Orates, ed. Mondrongo, BA, 2016 (antologia de contos sobre a loucura); Atrás das Janelas, ed. Penalux, SP, 2021 (antologia de crônicas); Prêmio Off Flip 2023, Selo Off Flip (antologia dos contos selecionados).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.