Dona Aline, do Alto dos Sonhos: Quantas iguais existem Brasil afora?

Era pra ser uma singela homenagem da página ao Dia das Mulheres. Porque Dona Elainne, que a gente chama de Dona Aline, que mora na comunidade Alto dos Sonhos, em Maragogi, é uma espécie de líder do local. Quando penso em alguma coisa lá no alto, a primeira pessoa que me vem na mente é Dona Aline.

Mas ontem ela roubou meu chão. Foi quando começou a contar sua história de vida, que até então eu não conhecia. Primeiro quando disse que saiu de casa pra morar com um homem aos 12 anos de idade. Esse fato já me perturbou. Que teve a primeira filha entre 14 e 15 anos, e as três, antes de completar 18 anos.

Eu esqueci a razão que tinha me levado até ela. Esqueci a mensagem. Só deixei Dona Aline falar. À sua frente, bem próximo, só nós dois numa estreita divisão do barraco onde mora com três netos pequenos, que cria. O pior ela deixou pra confessar quando desliguei a câmera. Dona Aline tem câncer no colo do útero. Não tive coragem de perguntar mais nada. Senti medo de prosseguir e me deparar com todas as chagas das suas entranhas.

“Ninguém sai ileso de ninguém”, escreveu o escritor americano Charles Bukowski. Ele tem razão.

Sobre Dona Aline dizer que é uma pessoa aperreada… Aperreio é o que a gente passa nessa vida.

(Vídeo postado no nosso instagram @maragoginews)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.