Escola Municipal de Educação Básica Antônio Verçosa Coelho: 50 anos de existência

Resgatando um passado de memórias e construindo um futuro de muitas histórias.
Fachada da escola. Fotos: cortesia.

Desde 1973, a Escola Municipal de Educação Básica Antônio Verçosa Coelho tem defendido princípios educacionais e promovido o desenvolvimento de inúmeras gerações na comunidade de Barra Grande, em Maragogi, Alagoas. Muitos cidadãos maragogienses foram alunos da Antônio Verçosa Coelho. Gerações de profissionais e trabalhadores foram contempladas pelo ensino de qualidade, assegurando o pleno desenvolvimento profissional e o mais importante: o desenvolvimento humano.

A escola tem o papel de reduzir as desigualdades econômicas, diminuir a pobreza, a violência e outros problemas sociais. Entre muitos outros benefícios, ela deve substanciar e desenvolver talentos, práticas cidadãs e cumprir o papel de integrar e amparar toda comunidade para reuniões, práticas de esportes, recreação, entretenimento, eleições e outras atividades. A EMEB Antônio Verçosa Coelho tem esse poder democrático de desenvolver as responsabilidades cívicas, proteger direitos e liberdades, além, é claro, de prestar serviços sociais e comunitários às famílias barragrandenses, ao fornecer refeições que são fonte de nutrição saudável para crianças e adolescentes de famílias de baixa renda, funcionando como eixo organizador da comunidade, propagando solidariedade, fraternidade, tolerância, paz e respeito.

A EMEB Antônio Verçosa Coelho tem um papel importantíssimo para a comunidade de Barra Grande, pois é um lugar de aprendizagem e desenvolvimento de conteúdos, propagação da cultura e do lazer. Quantas crianças foram alfabetizadas na instituição?! Quantos sorrisos encontraram os primeiros aprendizados? Quantas crianças e jovens desenvolveram suas primeiras habilidades?! Quantos professoras e professores iniciaram suas primeiras atividades na instituição?! Quantos sonhos estão impregnados nas paredes da escola?! Quantos encantos são divididos por toda a comunidade?! Quantos médicos, enfermeiros e auxiliares de saúde aprenderam as primeiras letras na instituição?! Letras que o levaram a cuidar da vida humana, um bem tão precioso… Quantos juízes, advogados, homens que defendem as leis e a Constituição Brasileira, aprenderam na Antônio Verçosa Coelho as primeiras definições de cidadania e democracia? Quantos homens e quantas mulheres aprenderam na instituição a exercerem suas profissões, a cuidar dos seus filhos e a amar suas famílias? São muitas as perguntas, um só é o lugar de encantamento: a Escola Municipal de Educação Básica Antônio Verçosa Coelho.

Professores sendo homenageados.

Vale ressaltar que uma comunidade só se desenvolve quando age e acredita na necessidade de educar as novas gerações, com a preocupação de participar do acervo de conhecimentos da comunidade global e quando provê o acesso de todas as crianças e jovens a uma boa escola para exercerem sua curiosidade e descobrirem a necessidade de aprender ao longo da vida.

Paulo Freire, educador brasileiro, expressa que a escola deve ser um lugar de trabalho, de ensino, de aprendizagem. Um lugar em que a convivência permita estar continuamente se superando, porque a escola é o espaço privilegiado para pensar. Ele que sempre acreditou na capacidade criadora dos homens e mulheres, e pensando assim é que apresenta a escola como uma importante instância da sociedade. O educador sempre defendeu as liberdades: “Quando a educação não é libertária, o sonho do oprimido é ser opressor”. É preciso sempre se libertar das amarras da ignorância, dos preconceitos, e a escola tem papel fundamental na construção de um mundo mais justo e fraterno.

A escola tem um poder libertador, e quando ela comemora seus 50 anos de existência, toda comunidade celebra, em júbilo, a experiência de meio século de um lugar de transformação social, que atravessou gerações, resgatando um passado de memórias e construindo um futuro de muitas histórias.

Antônio Verçosa Coelho

Breve Histórico

A EMEB Antônio Verçosa Coelho surgiu da necessidade de se construir uma instituição escolar que pudesse atender toda população da comunidade de Barra Grande. Percebendo essa necessidade, o prefeito da época, o Senhor Everaldo Solano de Vasconcelos, solicitou a doação de um terreno para construir uma escola. Em 07 de dezembro de 1972, a senhora Maria do Carmo Coelho doou, oficialmente, o terreno onde hoje é localizada a escola. O pedido da doadora incluía “a construção de um prédio com fins educacionais, no prazo de seis meses” e que a instituição recebesse o nome do seu esposo, o senhor Antônio Verçosa Coelho, um cidadão que viveu a maior parte de sua breve vida em Barra Grande. Ele faleceu com apenas 41 anos de idade, no dia 06 de junho de 1941.

No dia 31 de julho de 1973, o prefeito Everaldo Solano de Vasconcelos entregou o prédio da escola à comunidade. Com o passar do tempo, o prédio sofreu algumas ampliações: em julho de 1983; em abril de 1999; em 23 de setembro de 2006; e em 2018 e 2021.

Em 2023, a Escola Municipal Antônio Verçosa Coelho completa seus 50 anos de serviços prestados à comunidade de Barra Grande e região. 50 anos de história, marcados por grandes desafios e, principalmente, superações e práticas exitosas. Meio século de ensino/aprendizagem, propagação da cultura, do lazer e da formação humana.

O primeiro gestor.

Comemorações

No último dia 19 de agosto, a comunidade escolar participou de uma Missa em ação de Graças na Igreja do Sagrado Coração de Jesus; no dia 23 de agosto, houve um culto em ação de graças celebrado na quadra da escola; no último dia 25 de agosto, ex-servidoras e ex-servidores receberam homenagens pelas ruas de Barra Grande; no dia 30 de agosto, ocorreu um desfile cívico em alusão aos 50 anos de fundação da escola; no dia 31, os alunos participaram de uma tarde de apresentações com show de talentos, músicas e apresentações de danças e capoeira.

Texto: Anderson Peace

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.