Vereador Fio pede mais empenho das instituições para evitar novos casos de afogamento em Maragogi

O vereador por Maragogi Agenilson dos Santos Silva, o Fio, usou o plenário da Câmara Municipal, em meados do mês de julho passado, através do ofício nº 10/2023, para externar a necessidade urgente da intervenção humana, acerca dos tristes casos de afogamento ocorridos nos últimos anos nas praias de Maragogi.

Em 17 de julho, uma criança de 11 anos e um adolescente de 16 anos, ambos irmãos naturais de São Paulo, morreram afogados na Praia de Peroba, em Maragogi. O caso repercutiu na imprensa nacional.

O parlamentar requereu às instituições locais (Corpo de Bombeiros, Secretaria do Turismo, Secretaria de Comunicação, Secretaria da Juventude, além da Câmara Municipal), via Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Maragogi, a elaboração de um Plano de Ação e de Comunicação que contenha ações constantes, sem cessar, a fim de evitar outros possíveis casos fatídicos.

Fio também reivindicou a participação das diversas associações de Turismo, da comunidade local e do trade turístico.

Em nota, o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos comunicou que vem trabalhando fortemente na área de conscientização e educação ambiental em todo o munícipio de Maragogi. “Foram elaboradas ainda placas, cartazes e panfletos sobre a conscientização ambiental, educação ambiental, locais propícios para banho, áreas permitidas para visitação e também da proibição de comercialização de moto aquática e outras atividades de comercialização irregular no Município”, diz a nota.

O comunicado ainda diz que a Secretaria condiciona o licenciamento ambiental à obrigação do empreendimento de instalar e manter em locais visíveis, placas orientativas de conduta consciente em ambiente de praia e ambientes recifais, observando o plano de manejo da APACC. Sendo assim, é obrigatório que pousadas, hotéis, resorts, restaurantes etc, instalem e conscientizem seus hóspedes.

A nota ressalta que por vezes foram implantadas placas de conscientização e de educação ambiental para os visitantes, e que essas foram retiradas e/ou destruídas por vândalos.

“Assim, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos informa que vem trabalhando, juntamente com a SMTT, em um decreto para coibir que essas atividades irregulares continuem sendo executadas, além de estar trabalhando num cronograma de educação ambiental que contará com palestras de conscientização, orientação e educação ambiental em todas as praias da cidade. Este cronograma já está sendo implantando, assim como as novas placas de conduta consciente”, finaliza a nota.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.