População denuncia acúmulo de lixo e falta de coletores nas praias de Maragogi

Quem foi caminhar pelas praias de Maragogi, no Litoral Norte de Alagoas, após o feriadão da Proclamação da República, se deparou com uma cena não tão agradável e sustentável assim. Isto devido ao acúmulo de lixo na praia, perceptível tanto para o turista como para o nativo, que registraram a sujeira através de fotos e enviaram à nossa redação.

A opinião da população se divide. Muitos atribuem a culpa somente aos turistas, dizendo que eles não recolhem seus detritos. Outros afirmam que os nativos também sujam, e se omitem da responsabilidade. Entretanto, há um consenso geral sobre o assunto, de que a falta de coletores nas praias de Maragogi pelo poder público seja um dos principais responsáveis pela poluição.

Um maragogiense falou sobre a importância dos coletores. “É notório que o hábito de levar saquinho de plástico para guardar o lixo ao ir à praia seria extremamente necessário, mas, sabe-se também que nem todo mundo tem esse cuidado. Por isso os coletores seriam tão importantes”, disse um nativo, que preferiu não se identificar.

Para o professor de Agroecologia do IFAL (Instituto Federal de Alagoas) Campus Maragogi, Oscar Mariano Hafle, a ausência de coletores por parte do poder público é um dos pontos que influenciam diretamente nesse acúmulo de lixo. “Quando o pessoal vem de fora e não ver coletor, aí deixam tudo na praia”, disse Oscar.

Oscar ainda explicou as consequências do turista ou nativo em poluir as praias, que são: aspecto visual (praia fica feia); a mortalidade dos animais marinhos como peixes, tartarugas e dos corais; o desequilíbrio do ecossistema marinho; qualidade da água ficar imprópria para o banho devido ao lixo jogado no mar. Matérias do nosso portal já denunciaram pontos impróprios para banho em praias de Maragogi.

Oscar ressaltou que as consequências do mar sujo são doenças como a gastrointerite (ataca o sistema digestivo, provocando náuseas, vômitos, dores no estômago, diarreias, dor de cabeça e febre), infecção nos olhos, ouvido, garganta e nariz; além disso, ainda pode gerar complicações como hepatite do tipo A, cólera e febre tifóide.

Uma resposta

  1. Tem que limpar, as praias de Barra grande por exemplo tem vários bares e casa que invadiram as praias, e esses proprietários se acham no direito de invadir a faixa de maré , derrubar coqueiros e de cercar as barreiras que dão acesso a praia e não querem limpar as sujeiras, onde estão os órgãos de fiscalização? Cadê o responsável pelo meio ambiente , e a marinha???? não tem um para fiscalizar. É assim que os turistas irão conhecer Maragogi??? Cheia de Lixo?? nas praias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.