Vídeo: Praia do Camacho, em Maragogi, Alagoas

Era pra ser uma matéria sobre “A Pedra da Inês”, que reinou onipotente durante anos nas areias molhadas da praia do Camacho, um pedaço de mar com um jardim selvagem à frente, situado entre as praias de Maragogi e São Bento.

Deixe-nos explicar: o assunto surgiu no grupo do WhatsApp do portal. Falando em pontos turísticos do município, alguém se lembrou dessa pedra. Uma pedra gigante que havia ali, com cerca de dois metros de altura, cravejada de mariscos. Preta, nua, exposta, graças à generosidade da maré seca, banhada pelas ondas nas marés cheias, quando era engolida pelas águas.

Pois bem. Ao visitarmos o local, atrás de informações sobre a sua origem nominal, a localizamos, incialmente. Quase toda tragada, suprimida pela mesma areia que a tornava quase uma figura pública.

Partimos para o povoado, atrás de antigos moradores são-bentenses que pudessem nos narrar a “vida” da Inês. Batemos à porta de algumas casas sempre seguindo indicação. Praticamente, cumprimos uma saga por todo o povoado marisqueiro. Mas o único pescador que parecia conhecer a história, a filha disse que ele tem lapsos de memória e não pôde nos atender. Pena.

Em compensação, descobrimos que “Inês” até podia reinar sozinha em Camacho, mas na praia de São Bento brilhavam outras estrelas em forma de pedras, batizadas de Pedra do Relógio, Pedra de São Bento… Nomear pedras ali parece comum. E, claro, cada uma deve ter sua lenda. E só os mais antigos moradores podem revelar.

Mas retornemos à Praia do Camacho.

Se nos frustramos em relação a “Inês”, (re)descobrimos à beleza silvestre daquela praia que fica bem ali, tão pertinho, mas que nem prestamos atenção.

Maragogi tem praias super badaladas. Além da praia urbana, outras se destacam há mais tempo: Peroba, Ponta de Mangue, Antunes, Xaréu (ou Praia da Bruna) e, recentemente, Praia de Barra Grande, que de repente ganhou extraordinária notoriedade por conta do “Caminho de Moisés”, além de Burgalhau.

Todas citadas ficam ao norte do município.

As praias ao sul do município são apenas duas, e ainda pouco exploradas: São Bento e Camacho. Talvez por causa do mar. Embora próximas e pertencendo ao mesmo município, as duas praias do sul são diferentes: secam muito, desnudando uma areia, em algumas partes, mole, durante longas horas, o que as tornam, de certa forma, exóticas.

Protegida por ribanceiras e ainda por um extenso matagal, a Praia do Camacho é diferenciada. É um trecho de solidão verde e azul com trilha sonora do vento. Sorte dela que a exploração turística ainda não a atingiu.

A praia é habitada por poucos nativos e tem apenas duas belas pousadas.

Ah, e vamos te contar um segredo: dependendo do dia da semana e do horário, dá até para fazer nudismo. Claro, com um olho fechado e outro aberto.

Mas deixemos tudo isso para quando essa pandemia passar. Porque vai passar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.