Igreja secular vira atração turística em Japaratinga, no litoral norte de Alagoas

Fotos: Ascom Igreja de Japaratinga.

A igreja matriz de Nossa Senhora das Candeias, localizada no centro da cidade de Japaratinga, em Alagoas, além de um santuário para os católicos da região, é um atrativo turístico a mais para o município que tem surgido na mídia especializada e chamado a atenção de visitantes famosos que conhecem o local.

“A igreja foi construída em meados de 1820”, informa Neto Buarque, coordenador e agente da Pastoral da comunicação da Igreja Católica de Japaratinga. “Muito se fala que foi construída pelos holandeses; contudo, os holandeses não eram católicos. Daí vem a informação, também, que ela foi edificada como um forte ou construída pelos próprios portugueses, que eram católicos.”

Sua padroeira, Nossa Senhora das Candeias, é padroeira da paróquia e da cidade. A primeira imagem da santa foi achada por pescadores que estavam à luz de candeeiro no sítio de coqueirais, onde hoje está erguida a cidade.

“Comenta-se também que a imagem foi levada para a destilaria São Gonçalo (zona rural de Japaratinga), mas que, no dia seguinte, apareceu no mesmo local onde é a igreja”, conta Neto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.