Porto de Pedras celebra festa de 100 anos de Emancipação Política

Cidade é um dos principais cartões postais do Nordeste

A cidade turística de Porto de Pedras, no Litoral Norte de Alagoas, celebra nesta quarta-feira (9), 100 anos de Emancipação Política. O município que é considerado o coração da famosa Rota Ecológica dos Milagres é um dos principais cartões postais do Nordeste brasileiro. O dia será de muitas comemorações, mas as celebrações começaram no dia 5 de junho.

Com praias espetaculares como Patacho e Laje, rios caudalosos como Manguaba e Tatuamunha, prédios históricos e o farol, a cidade litorânea é também considerada um verdadeiro paraíso das águas. Este mês o booking.com (um dos maiores sites de viagens do mundo) mostrou que Porto de Pedras ficou em segundo lugar entre os dez melhores destinos brasileiros para uma viagem romântica.

O dia do centenário iniciou às 5h com a alvorada (salva de tiros). Às 7h30 ocorre o Hasteamento dos Pavilhões. O dia contará com importantes inaugurações como: Estação de Tratamento de Água (ETA); Complexo Belmira Lins; Laboratório de Informática; Mercado Público Municipal; entre outros. Às 16h haverá a Carreta de Emancipação Tatuamunha/Centro. A festa será encerrada com show pirotécnico (19h) e a live solidária dos 100 anos (20h).

O prefeito Henrique Vilela disse que é uma honra governar a cidade nesse período de centenário. “Orgulhoso por dirigir o município junto com o vice-prefeito Dé Costa no centenário. Mais feliz ainda e orgulhoso por a gente está vendo tudo aquilo que plantou há cinco anos, a gente está conseguindo realizar e estamos mudando o aspecto da cidade. A gente ver hoje o semblante de cada cidadão a alegria, a autoestima elevada, então isso talvez seja o nosso maior orgulho. A gente ver a transformação que a gente planejou se realizando agora”, concluiu.

História

A localização entre o mar e uma encosta de pedras fez com que o município tivesse três nomes: Porto Real, Águas Belas e Porto de Pedras. A colonização portuguesa contribuiu para o início do povoado, a história de Porto de Pedras está ligada à de Porto Calvo. Durante a guerra, invasão e domínio, até a expulsão, os moradores de Porto de Pedras participaram do movimento contra os holandeses. Pela barra e pelo porto passavam ou ancoravam embarcações inimigas e aliadas, vindas de Recife com alimentos e munição. No dia 14 de maio de 1633, guiados por Domingos Fernandes Calabar, os holandeses entraram em Porto de Pedras, destruindo embarcações portuguesas e incendiando o povoado.

Por um alvará régio em 5 de dezembro de 1815, o povoado foi elevado à categoria de vila, desmembrado de Porto Calvo. Em 1864, a vila foi suprimida e anexada a Passo de Camaragibe. No ano de 1868 foi restaurada e em 1921, através da Lei 903, transformou-se em município.

Maurício Silva / Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.